saneamento-gisFoi realizada no último dia 3 de dezembro uma reunião no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IF-Baiano), para discutir a criação de um curso técnico na área de hidrologia, com o intuito de fornecer mão-de-obra qualificada para monitoramento das bacias hidrográficas da região. A iniciativa é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através do projeto Bacia Escola do Rio Catu (Sureg-SA).

A mesa de discussão foi composta por representantes de diversas instituições. O professor Fernando Meirelles representou o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS; Lígia de Araújo participou em nome da Agência Nacional de Águas (ANA), e a engenheira Andrea Germano e Soriano Cardoso representando a CPRM. Participaram ainda alguns convidados, além da equipe do IF-Baiano, composta pelos professores Yone Carneiro Gonçalves, João Augusto Antunes, Hugo Oliveira e Antônio Jorge Braga, coordenados pelo diretor do instituto, Alex Batista Dias.

Segundo Teobaldo Rodrigues, da Sureg-SA, o curso deve ter início em 2013, com uma turma formada por técnicos aprovados na primeira fase do concurso a ser realizado pela CPRM, e será regulamentado pelo MEC, através de esforço coletivo do IPH e do IF-Baiano. O IPH será, também, responsável por ministrar o próprio curso. A CPRM fornecerá o aparato necessário para a formação do corpo docente e dos materiais das aulas.

Fonte: CPRM