Em 2011, o site WebMapIt lançou uma ferramenta web para facilitar o acesso aos dados do projeto Topodata, uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, desde 2008, disponibiliza aos usuários brasileiros de sistemas de informação geográfica (GIS) dados derivados da missão SRTM (Nasa, 2000) para todo o território nacional. O projeto foi desenvolvido por Eduardo Patto Kanegae.

Mapa Índice Topodata conta com novas funções
Ferramenta ganha novas opções de visualização

Dados como altitude, declividade e orientação de vertentes agora podem ser obtidos através da navegação em um mapa de referência no aplicativo, batizado de Mapa Índice Topodata. A ferramenta tem como objetivo estimular a aplicação destas informações em diversas áreas do conhecimento como manejo florestal, agricultura e meio ambiente.

Para comemorar os 18 meses em operação da ferramenta, o site WebMapIt disponibilizou um conjunto de arquivos QML para serem usados no software QGIS, com dados do projeto Topodata. Estes arquivos definem rampas de cores para o tema Altitude, e foram elaborados a partir da adaptação dos valores de elevação e regras de cores contidos nos esquemas de cores SRTM, Terrain, Atlas Shader e ETOPO2 provenientes do software Grass (função r.colors).

Para conhecer as novas funcionalidades e saber como usá-las, acesse a página do WebMapIt.