Embrapa lança publicação online sobre geotecnologias livresA Embrapa Milho e Sorgo, instituição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anuncia o lançamento do livro “Servidores de Mapas: programação para disponibilizar dados multidisciplinares utilizando tecnologias livres”.

Disponível online, a publicação apresenta procedimentos para o desenvolvimento de um servidor de mapas para disponibilização de bases cartográficas digitais na Internet de forma interativa e dinâmica, utilizando software livres, considerando as plataformas Windows e Linux, possibilitando a integração espacial de informações geográficas multidisciplinares provenientes de diferentes fontes.

Segundo o documento, a crescente utilização de geotecnologias tem possibilitado a produção de bases cartográficas que reúnem grande diversidade de informações geográficas multidisciplinares. Contudo, a publicação ou disponibilização dessas informações para a sociedade em geral ainda é deficiente.

Os servidores de mapas dinâmicos podem integrar tanto informações geográficas representadas por mapas temáticos (decorrentes de modelos abstratos e simplificados da superfície terrestre), quanto por imagens de satélite, fotografias aéreas ortorretificadas, e modelos 3D ou de realidade virtual georreferenciados.

Acesse aqui o livro da Embrapa sobre geotecnologias livres, disponível em formato PDF.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.