Por dentro do mercado de VANTs

No início de 2012 a revista MundoGEO iniciou uma série de pesquisas de mercado com o objetivo de esquadrinhar o setor de geomática e soluções geoespaciais na América Latina. Já foram abordados o sensoriamento remoto, Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e estações totais.

Tema das matérias de capa da edição 60 da revista InfoGEO e do número 70 da MundoGEO, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) já são uma realidade no setor de mapeamento, e agora o que se debate não são mais as possibilidades de aplicação, mas sim a qualidade dos produtos gerados, a automatização dos processos e a regulamentação do setor.

Resultados

Como este ainda é um mercado em desenvolvimento, uma das perguntas abordou o modelo de negócio mais adequado. Para 62,4%, o ideal seria adquirir e manter o próprio VANT, enquanto os outros preferem contratar o serviço a partir de empresas especializadas. Já sobre o tipo de equipamento utilizado, pouco mais da metade (51,3%) está pesquisando o uso de equipamentos de asa fixa, enquanto 17,4% usa VANTs de asa removível, 15,6% multi-rotor e 6,9% dirigível.

Gráfico VANTsGrafico VANTs

Este artigo faz parte da MundoGEO 70, revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse a matéria e veja todos os resultados da pequisa que detalhou o mercado de VANTs.

 


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.