A Embratop, fornecedora de equipamentos de geotecnologias e representante da GeoMax no Brasil, forneceu equipamentos topográficos para a realização da reforma do estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014, que estava fechado para reforma desde 2011.

O Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas construtoras Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez, utilizou a estação total GeoMax Zoom 30, equipamento projetado e desenvolvido na Suíça com alto nível de confiabilidade e precisão, atendendo dessa forma as exigências de uma obra deste porte, segundo a empresa fornecedora.

De acordo com a Embratop, a empresa tem satisfação de fazer parte da história de uma obra tão importante para a Copa do Mundo FIFA 2014, palco da grande final da Copa do Mundo de 2014 e um dos principais cartões postais do Brasil. O Maracanã está passando por obras de reforma que proporcionará mais conforto, segurança e visibilidade ao torcedor, projeto este de modernização do estádio com alto nível de sofisticação de engenharia e tecnologia.

A entrega da obra do estádio foi feita no dia 27 de abril de 2013 e a capacidade total de público é de aproximadamente 79 mil espectadores. O Maracanã permitirá ao torcedor assistir aos jogos de uma posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, além de ficar mais perto do campo, o torcedor poderá ter a visão completa do campo de qualquer ponto do estádio, uma vez que a arquibancada estará a 14 metros das linhas do campo.

Embratop fornece geotecnologia para reforma do Maracanã
Equipamento GeoMax Zoom 30 foi usado na reforma do estádio do Maracanã

Os próximo eventos esportivos, realizados para testar o novo Maracanã, serão uma partida da Libertadores da América ou da Copa do Brasil, no dia 15 de maio, e um amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho.

Automação topográfica

Os levantamentos utilizam cada vez mais equipamentos e processos automatizados, que aumentam a produtividade e abrem novas possibilidades. Novas soluções em coleta e processamento de dados surgem, e saber como utilizá-las é importante para garantir a eficácia e alta produtividades.

Para debater as tendência do setor de automação topográfica, o MundoGEO#Connect realizará um seminário no dia 20 de junho, em São Paulo (SP). Para mais informações, veja a programação do Seminário Automação Topográfica e as opções de participação no evento.