Companhia lança sistema geo de saneamento com softwares livresA Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), implantou um projeto de geotecnologia com software livre que lhe permitiu integrar dados dos processos operacionais e de apoio a operação com ferramentas de tomada de decisão, utilizando modelos de simulação e geração de cenários. Inicialmente não houve investimento, apenas o empenho da equipe interna em desenvolver pesquisas em softwares livres de  geoprocessamento.

A empresa foi uma das pioneiras do país na informatização do cadastro técnico de redes de água e esgoto, quando converteu toda a sua base de plantas em papel para o meio digital em 1998. A experiência em consultar os desenhos pela rede corporativa provocou grandes mudanças na forma de atuação das áreas técnicas da empresa à época.

Em 2008, a Caesb criou a superintendência de suporte a expansão e operação que intensificou esforços para ter um banco de cadastros que interligasse dados técnicos, comerciais e de manutenção com o objetivo de obter uma informação unificada que subsidiasse tomadas de decisão mais precisas no menor espaço de tempo possível. Embora já tivesse disparado processo licitatório para a contratação de empresa especializada em desenvolvimento da solução, a equipe técnica da gerência de geoprocessamento, iniciou estudos para migrar os dados do CAD para Banco de dados geográfico PostGreSQL/PostGis.

O resultado positivo dos testes iniciais encorajou o avanço e após realizada a migração dos dados do cadastro em CAD para banco de dados geográfico, iniciou-se o refinamento, correção e complementação destes dados, além de facilitar o acesso às informações do cadastro por áreas não técnicas. A idéia inicial era entender e  disseminar a cultura dos conceitos GIS na companhia.

Solução

A solução adotada baseia-se unicamente em softwares disponibilizados gratuitamente e caracterizados como projetos de código aberto (Open Source em inglês). As tecnologias livres utilizadas para armazenamento de dados geográficos (PostGreSQL/PostGis), edição(QGIS) E publicação Web(QgisServer), o modelo de dados estruturado para o setor de saneamento e as ferramentas de simulação (Epanet e SWMM) para apoio à gestão da operação, demonstram que é possível desenvolver esse tipo de solução sem investimentos vultuosos.

Um ponto relevante para o sucesso do trabalho foi a gestão do conhecimento, onde se estimulou e facilitou a troca, uso e a criação de conhecimento em GIS em toda a empresa, de tal forma que toda experiência foi externalizada em procedimentos e manuais que pode ser acessada pelos colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia. O envolvimento de diversas áreas foi crucial para o desenho da solução, bem como a capacitação de mais de 300 usuários.

Resultados

Os resultados práticos já podem ser visualizados no cadastro de redes de água e esgoto de todo o DF e Águas Lindas, totalizando 14.065 Km de redes e 162.000 componentes. Com a solução GIS em software livre o acesso ao cadastro pode ser tanto via intranet como via internet. A complementação de dados ao cadastro migrado do CAD tais como inserção da data de implantação das redes, possibilita a criação de mapas temáticos que permitem planejar manutenções preventivas, melhoria na operação e a simulação hidráulica, o que torna possível análises históricas complexas para projetos e estudos de perdas.

Aderente a esta nova filosofia, foi estabelecida parceria com a diretoria comercial para aproveitar a leitura georreferenciada de hidrômetros e criar o urbanismo Caesb no banco de dados geográfico, estabelecendo assim, maior precisão na localização geográfica dos clientes. Tal iniciativa já permite análises sobre o consumo versos produção em áreas específicas, além de permitir a integração dos dados do sistema de comercial com o banco de dados GIS.

Outro resultado prático foi a geração de relatórios com cruzamento de informações técnicas para atender as exigências da agência reguladora de Águas do DF –  ADASA na gestão dos ativos.

Neste contexto, foram criados diversos mapas temáticos que estão disponíveis na intranet com informações sobre: Empreendimentos; Unidades Operacionais; Bacias de esgotamento; hidrografia; protuário de projetos; Áreas de Preservação e Conservação Ambiental; Áreas de Atendimento de Esgotamento Sanitário  e Dados Censitários do IBGE aplicados à CAESB.

A conclusão deste trabalho demonstra que mesmo em localidades desprovidas de bases cartográficas, com a disponibilidade de mapas e imagens de satélite publicados na internet, é viável informatizar cadastros, baseados unicamente na estruturação da base de dados e informações corporativas utilizando softwares livres.