IDEs são tema de curso neste mês, em São Paulo (SP). Participantes irão conhecer soluções de implementação e gerenciamento de dados

Curso sobre Infraestruturas de Dados Espaciais_MundoGEO#Connect 2013O compartilhamento de dados geoespaciais, para grande parte de seus usuários, é uma peça fundamental dentro de um projeto. Com a disponibilidade dos dados fica mais fácil gerenciar projetos e, nesse contexto, a interoperabilidade se torna um requisito essencial ao se falar sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs). Assim, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, terá um um espaço exclusivo para a realização de um curso sobre Infraestrutura Nacional de Dados Espacial (Inde) e suas aplicações.

O Curso Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) acontecerá no dia 18 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a partir das 9h. Serão apresentadas as vantagens de um projeto que segue os padrões da Inde. Além disso, o participante irá conhecer os conceitos, benefícios e exemplos práticos das principais iniciativas de IDEs, com ênfase para as experiências latino-americanas.

Este curso é destinado a gestores de geoinformação, profissionais envolvidos com a produção, armazenamento e disseminação da informação geoespacial, além de profissionais que desejam obter mais conhecimentos sobre Infraestruturas de Dados Espaciais e a iniciativa brasileira, a Inde.

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais do Brasil (Inde) será detalhada neste curso: sua estrutura, história, componentes, principais ferramentas – tais como SIG Brasil, Perfil MGB, Geonetwork, Geoserver e Vinde -, além do processo de adesão à Inde.

O instrutor será Luis Cavalcante Bahiana, Gerente de Apoio para Atividades Interinstitucionais do IBGE/ Diretoria de Geociências, participante da Inde desde 2006.

Inscrições abertas

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.