Iniciativa ajudará a reduzir a escassez de mão de obra nesta área ao capacitar, por meio da Academia GIS, interessados em atuar com tecnologias de geoprocessamento

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Instituto regional na oferta de soluções tecnológicas para modernizar o setor produtivo e auxiliar no desenvolvimento sustentável de Pernambuco e Região Nordeste, acaba de fechar uma parceria com a Imagem, empresa no mercado latino-americano de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), para capacitar nas tecnologias de GIS, profissionais do Itep e demais interessados no assunto. Também haverá difusão de conhecimento para professores e alunos do Mestrado em Tecnologia Ambiental do Itep.

Por meio de treinamentos da Academia GIS Imagem, o único Centro de Treinamento no Brasil autorizado pela Esri, empresa global no desenvolvimento de softwares para geoprocessamento, os profissionais serão treinados por instrutores da Imagem altamente certificados pela Esri, que fornecerá ainda toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de habilidades com softwares GIS e material didático oficial.

A partir dessa iniciativa, a Imagem reforça sua estratégia em difundir o conceito de GIS para o mercado brasileiro, contribuindo em paralelo na capacitação de novos profissionais nesta área. “Estamos investindo continuamente em parcerias com entidades de educação reconhecidas para habilitar cada vez mais profissionais. Com isso, contribuímos para diminuir a escassez de mão de obra dessa tecnologia”, comenta Gabriela Ippoliti, gerente de Parcerias e Educação na Imagem, ressaltando que o Itep é uma das mais prestigiadas instituições de ensino do estado.

Para o presidente do Itep, Frederico Montenegro, “a capacitação e certificação dos profissionais da Unidade de Geoinformação da instituição (UGEO) e a difusão do conhecimento para os alunos do Mestrado e professores na geração de trabalhos acadêmicos estão entre os principais benefícios que o instituto irá colher”.

Atualmente, tanto as empresas privadas quanto as governamentais vêm reconhecendo o poder da Informação Geográfica no retorno de investimentos quer sejam financeiros ou sociais. Prova disso é a crescente demanda por profissionais com conhecimento em GIS no Brasil, que já registram presença de 60% em empresas privadas e 40% em empresas estatais.

Seminário GIS no MundoGEO#Connect

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, contará com um seminário, no dia 20 de junho, sobre GIS e as novidades do mercado, com a presença de especialistas de grandes empresas nacionais e internacionais, como a Nokia, para discutir sobre novas tecnologias, negócios, aplicações práticas de GIS, como por exemplo na gestão empresarial e também ambiental.

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.