As dunas dos Lençóis Maranhenses, o colorido das aves do Pantanal, as praias paradisíacas de Fernando de Noronha, os cânions de Aparados da Serra, as cataratas do Iguaçu. A lista de atrações naturais nas unidades de conservação (UCs) federais é enorme. Tão grande quanto a vontade de muita gente de ver de perto essas maravilhas protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em vários pontos do País.

Pensando nisso, o ICMBio criou, em parceria com o Google, o Park View, um projeto que permite às pessoas fazer um tour virtual pelos parques e reservas naturais, por meio de um programa de computador. Com apenas um movimento no mouse ou um toque na tela do celular, você poderá passear por florestas, trilhas, rios, cachoeiras e demais atrativos das UCs, sem precisar sair de casa.

O projeto foi lançado na última quarta-feira (17), às 14h30, na sede do ICMBio, em Brasília.

Visão de 360 graus

O Park View é resultado de termo de reciprocidade assinado entre o ICMBio e o Google. O programa possibilita ao internauta fazer um passeio virtual de 360º com o zoom ao nível do chão pelo interior das unidades de conservação. Durante a viagem, as pessoas têm a sensação de estar no meio do mato, bem ao lado da flora, fauna e demais recursos naturais das UCs.

O projeto permite a utilização gratuita das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas em todo o mundo. Com isso, é possível, por exemplo, chegar à beira das cataratas do Iguaçu e apreciar as quedas d´água como se estivesse no próprio mirante. As imagens são captadas por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, triciclo ou mesmo barco, proporcionando o acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículos.

Além de possibilitar o passeio, o programa funciona como ferramenta para ajudar as pessoas a planejar visitas às unidades de conservação, o que contribuirá em muito para ampliar o número de turistas nesses locais. Atualmente, as UCs abertas à visitação atraem uma média de 5,5 milhões de pessoas por ano. Com a implementação do Park View, a tendência é que esse número aumente gradativamente, já que a quantidade de internautas no Brasil ultrapassa a casa dos 70 milhões.

Inicialmente, está prevista a coleta e uso de imagens em 30 unidades de conservação, grande parte delas considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As demais UCs federais – são 313, no total – serão incluídas no decorrer da execução do projeto.

Fonte: Comunicação ICMBio


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS!