Este é o novo programa semanal da MundoGEO, com os destaques da semana no mundo das geotecnologias. Sejam bem vindos ao nosso programa que irá ao ar toda sexta-feira no canal MundoGEO. Não esqueça de se inscrever para saber em primeira mão quando houver novos vídeos.

Destaque da Semana

O destaque da semana fica por conta do lançamento da terceira edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que aconteceu sexta-feira (23/08) às 10 de manhã, em Brasília. A MundoGEO agradece o convite da Diretoria de Ordenamento Fundiário do Incra, que além da nova norma apresentou também os seus manuais e ainda demonstrou os novos métodos de certificação e as funcionalidades inseridas no Sistema de Gestão Fundiária, o Sigef.

Pra quem ainda não sabe, a partir de agora o processo de certificação de imóveis rurais passará a ser feito de forma automatizada, por meio do Sigef, que é um sistema online criado pra enviar, recepcionar, validar, organizar e disponibilizar dados georreferenciados dos imóveis rurais. O novo sistema é capaz de analisar a sobreposição com o cadastro georreferenciado do Incra e gerar a planta e memorial descritivo de forma automática.

É muito importante que todos os credenciados mantenham seus dados atualizados junto ao Incra, o que deve ser feito no próprio site do Instituto, clicando no banner “Certificação de Imóveis Rurais”.

Não perca, na próxima semana, uma análise completa do que mudou no georreferenciamento e certificação de imóveis rurais com a terceira edição da norma técnica.

Outros destaques

• Lançamento do aplicativo MOOVIT em Curitiba, integrado à URBS, empresa municipal que controla o sistema de transporte público da cidade de Curitiba, (que disponibilizou sua base de dados e faz 50 anos agora), disponível para dispositivos móveis (Android e iOS). É um aplicativo crowdsourcing (parecido com o Waze que foi adquirido pela Google há 1 mês), só que para o transporte coletivo. Foi fundado em Israel em 2011, e está disponível em 65 cidades do mundo, 7 no Brasil. Fornece dados em tempo real com horários existentes para dar aos usuários um panorama instantâneo do que será sua viagem e identificar se há alguma alternativa mais rápida ou mais confortável naquele momento.

• E voltando ao tema georreferenciamento de imóveis rurais, já estão abertas as inscrições para o mais novo curso, oferecido pelo iQuali – Instituto de Qualificação Profissional em Salvador, na Bahia, com carga horária de 360 horas, que habilita os participantes junto ao Crea para desenvolver atividades nesta área. As aulas são ministradas em um único final de semana por mês, ao longo de um ano, e o corpo docente conta com mestres e doutores que têm uma consolidada carreira acadêmica e profissional em suas respectivas especialidades. A primeira turma vai começar em setembro!

• Mapa coletivo de combate ao crime. O site colaborativo “Onde fui roubado” mostra um mapa com marcações de furtos e assaltos registrados por internautas de qualquer lugar do Brasil. Como curiosidade, Belo Horizonte já é a terceira cidade com o maior número de casos relatados na plataforma, que foi criada por dois estudantes de ciência da computação da UFBA. O site fornece um painel com diversos tipos de assaltos: furto, assalto à mão armada, assalto coletivo, sequestro relâmpago, arrombamento veicular, arrombamento domiciliar, arrombamento de loja comercial, saidinha bancária, roubo de veículo

• E o mercado de geotecnologia está bombando. Vários concursos e testes de seleção foram divulgados esta semana: Petrobras Distribuidora (inscrições entre 20 de agosto e 22 de outubro de 2013), CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) abriu concurso com 340 vagas, sendo 215 vagas para os cargos de nível superior e 125 para nível médio/técnico, 10 vagas para geógrafo, além de vagas nas áreas de agrimensura e eng. cartográfica), UFBA (com vagas nas áreas de GIS, Transportes, Geodésia e Topografia). Apesar de uma certa desaceleração da economia, o que se vê é um número crescente de vagas no setor de geo, mostrando a força do setor. Todos os links e editais podem ser conferidos no portal MundoGEO, no banco de vagas e também no resumo da semana, que agrega todas as informações e links.

• No dia 15 de agosto aconteceu o Webinar VANTs, sobre o mercado e a regulamentação deste setor. Dentre os destaques ficaram a palestra de um Consultor Internacional sobre a experiência europeia na regulamentação dos VANTs, o caso prático de certificação de aeronaves, pelo DNPM e XMobots, e apresentação da ANAC sobre classificação dos VANTs como aeronaves, a nova sigla – RPAS – que evidencia a importância de um piloto, a mostrou o avanço na regulamentação.

Agenda

• Na próxima quinta feira, 28 de agosto, vai rolar o Webinar Laser Scanner, quando vamos falar sobre conceitos básicos que envolvem esta tecnologia, e comentar sobre os resultados da pesquisa online realizada recentemente. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

• MundoGEO, Geoambiente e Google realizarão um seminário online sobre aplicativos Google para a gestão de equipes externas. Serão apresentadas soluções de gestão de equipes externas desenvolvidas sobre a plataforma Google Maps. Com inscrições gratuitas, o webinar será realizado no dia 5 de setembro, às 14h30.

• E de 9 a 13 de setembro vamos realizar a Semana de Webinars MundoGEO. Já temos confirmados o apoio da Astrium, Geovectra (Chile), Leica, Maplink, gvSIG e Eumetsat. Veja em breve e programação completa! Para conhecer a agenda de webinars, acesse www.mundogeo.com/webinar

“Fala Leitor”:

E já temos o primeiro “formando” nos cursos online MundoGEO. Foi Leonardo Sousa dos Santos, que em menos de uma semana concluiu com sucesso o curso de Introdução ao Processamento Digital de Imagens – Prática com Quantum GIS.
Uma sugestão do Leonardo foi “Achei que deveria ter um módulo de classificação de imagens de sensores remotos, reclassificação e finalizando con a geração de layout de mapa. Contudo, quero parabenizar a todos pelo excelente curso”
Nós agradecemos pela confiança e convidamos todos a conhecer os cursos disponíveis: www.mundogeo.com/cursos

Connect:

• O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 já está agendado para 7 a 9 de maio, em São Paulo. O site do evento estará disponível na primeira semana de setembro. Em 2014 o evento vai ter um espaço ampliado, visando o público jovem e a comunidade universitária. As atividades serão alinhadas com este público e irão abranger desafios, espaços para novos empreendedores, start-ups e desenvolvedores.

O que vem por aí?

• O destaque dos próximos dias é o Workshop da ANAC que vai acontecer dias 4 e 5 em São Paulo, sobre a Regulamentação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Segundo a Agência, diante da crescente demanda pelo uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) no Brasil, torna-se necessário desenvolver regulamentação para viabilizar sua operação de maneira segura, o que motivou a realização do workshop.A MundoGEO estará presente no evento para trazer informações em primeira mão.

• Outros destaques são o EU ESRI, dias 2 e 3 em Campinas, o Intergeo 8 a 10 de outubro em Essen, na Alemanha, e a LAUC 2013, em Lima, no Peru. A MundoGEO é apoiadora destes eventos e estará presente para trazer a vocês tudo o que rolar nos eventos.