A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com inscrições abertas, até 5 de novembro, para o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências e Aplicações Geoespaciais, com início no primeiro semestre de 2014.

Mestrado e doutorado em Ciências e Aplicações Geoespaciais foram lançados em 2013 (Mackenzie)

Iniciado em 2013, o curso busca formar profissionais que possam atuar em ciências e aplicações geoespaciais, como geofísica exterior, geoespaço e climatologia, meio ambiente, dispositivos espaciais, materiais e sistemas de sensores de radiação no infravermelho, tecnologia terahertz, sistemas de informações geográficas (GIS), radiociências, radioastronomia, radiopropagação e telecomunicações; além de astrofísica e física.

O programa tem dez vagas para o mestrado e oito para o doutorado e oferece duas linhas de pesquisas: Ciências Geoespaciais e Aplicações Geoespaciais. O processo seletivo inclui a realização de uma prova de conhecimento específico e de proficiência em língua estrangeira.

A matrícula, assim como a inscrição, deverá ser feita pela internet. Ex-alunos, funcionários e associados das instituições conveniadas à universidade terão desconto nas parcelas, e os candidatos ao curso de doutorado podem ter isenção integral de mensalidade, desde que atendam às condições estabelecidas em edital.

O programa ainda oferece opções de cursos em outras dez áreas de conhecimento, tais como Engenharia, Arquitetura, Letras e Direito.

Evento

No dia 1º de novembro, entre 14h30 e 16 horas, o Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (Craam) promove um colóquio com a presença de Sérgio Pamboukian, professor que atua nas duas linhas de pesquisas oferecidas pelo curso de pós em Ciências e Aplicações Geoespaciais. O colóquio será sobre “Sistemas de Informações Geográficas” e ocorrerá na sede da universidade.

Os editais e os formulários de inscrição para o curso podem ser acessados em www.mackenzie.br/stricto_aplicacoes_geoespaciais.html

Fonte: Agência Fapesp