Desenvolvida para municípios, plataforma “Civitas” permite interação da população com gestão pública em prol de melhorias contínuas para diversas demandas urbanas

Já imaginou poder enviar a foto de um buraco no asfalto da sua rua diretamente para o prefeito da cidade em que você mora? Ou então reclamar que há vazamento de água em determinado bairro diretamente com o departamento de água e esgoto responsável? Que tal então sinalizar instantaneamente à respectiva secretaria que há postes de iluminação pública sem luz?

Tendo em vista uma administração municipal integrada e participativa, onde cidadão, servidor e administradores públicos atuam em conjunto em busca de uma cidade melhor e mais eficiente, a Imagem desenvolveu o Civitas, plataforma de gestão que automatiza os fluxos de trabalho da prefeitura e a conecta ao cidadão.

“Utilizando a aplicação, as bases de dados e as informações de cada setor de uma cidade, como saneamento, energia elétrica e trânsito, por exemplo, são estruturadas, georreferenciadas e utilizadas como insumo para todos os processos do governo municipal”, explica Samuel Guedes Mota, gerente de Arquitetura de Soluções da Imagem.

“O grande benefício é justamente aproximar prefeitura e cidadãos, tornando a administração municipal mais eficiente, ágil e transparente, permitindo uma gestão mais participativa e democrática. Além disso, o Civitas proporciona à prefeitura agir mais rapidamente para resolver os problemas e anseios sinalizados pela população”, destaca o especialista.

A plataforma de gestão pública traz uma integração de dados e informações entre todas as secretarias do município tendo como suporte o Sistema de Informações Geográficas (GIS, na sigla em inglês). Com a ferramenta, as secretarias trabalham juntas, ainda que cada uma com suas responsabilidades e processos próprios. Por meio de um painel de controle, o prefeito consegue acompanhar o andamento dos processos e obras em cada uma das áreas públicas e na prefeitura como um todo. Indicadores e informações são fornecidos em tempo real, dando segurança às tomadas de decisão, garantindo o conhecimento do cenário da cidade e permitindo, inclusive, saber qual é a opinião da população.

Mais informações sobre o Civitas estão disponíveis no site http://www.img.com.br/industria/SitePages/civitas.aspx


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!