Uma empresa israelense desenvolveu um novo aplicativo, o Inside, semelhante ao Waze, que ajuda os usuários a se orientar em estacionamentos de shoppings, aeroportos ou hospitais usando uma câmera de smartphone.

Criado pela empresa Shopcloud, o Inside pretende resolver o desafio tecnológico da navegação – como o próprio nome sugere – no interior dos prédios. Quando se está fora, o GPS pode nos ajudar a ir de um lugar para outro, mas assim que entramos em um edifício, as comunicações por satélite podem ser interrompidas.

‘Já aconteceu com todo mundo: você anda no shopping por horas, e de repente percebe que não tem ideia de onde estacionou o carro’, diz Gil Devora, fundador e CEO da Shopcloud. ‘Ou você está em um hospital e precisa ir ao quarto 117 da maternidade. Há inúmeros exemplos da necessidade de navegação interior. Assim como não sabemos como vivíamos antes do GPS, logo não saberemos como viver sem a navegação no interior dos edifícios’, diz Devora.

O aplicativo cria uma grande base de dados e imagens das empresas – como os shoppings. Ele então ‘observa’ por meio da câmera para descobrir onde o usuário está e, com outros sensores do smartphone, para onde ele está se dirigindo. O dispositivo tem precisão máxima.