O Open Geospatial Consortium (OGC), um consórcio internacional que conta com mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades, anunciou que está buscando comentários sobre o seu novo padrão de navegação, o IndoorGML.

O padrão IndoorGML foi desenvolvido para fornecer interoperabilidade entre aplicações de navegação interna, abrangendo diversas áreas, como LBS indoor, serviços de mapas para a web, controle de emergências, guia para deficientes visuais, entre outras.

Além disso, o padrão especifica modelos conceituais e de esquema XML, com base na representação do espaço celular, fornecendo as seguintes informações sobre o espaço interior:

• Propriedades geométricas e semânticas de espaços e conectividade;
• Contexto de navegação e restrições;
• Subdivisões de espaços e tipos de conectividade;
• Redes de navegação (lógico e métricas) e suas relações.

O IndoorGML Standards Working Group (SWG) irá considerar todos os comentários enviados para possíveis alterações no projeto final da norma IndoorGML. Segundo o consórcio, interessados devem comentários até o dia 21 de março de 2014, através do site http://www.opengeospatial.org/standards/requests/117. Todos os padrões OGC são gratuitos e disponíveis ao público.

Treinamento sobre padrões internacionais de dados e serviços geoespaciais

ogc botao1 OGC adota novo padrão para serviços geoespaciais móveisUm treinamento sobre os padrões internacionais OGC acontecerá em São Paulo, entre os dias 7 a 9 de maio de 2014, durante o  MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Ao participar do Treinamento Padrões OGC de Dados Geoespaciais – que integra o programa do MundoGEO#Connect 2014 – representantes de universidades; agências locais, regionais e governos de Estado; institutos de pesquisa; e organizações não-governamentais ganharão uma associação sem custos ao OGC. No caso de participantes representando empresas privadas ou agências federais, será fornecido um cupom de desconto (no valor de U$ 250,00) para a associação ao Open Geospatial Consortium.

O instrutor do treinamento será Luis Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC. Para mais informações e inscrições, acesse a página do Treinamento Padrões OGC de Dados Geoespaciais. As vagas são limitadas.