A entrada em funcionamento do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), no dia 25 de novembro passado, vem revolucionando o serviço de certificação de imóveis rurais prestado pelo Incra. De lá para cá, foram certificados 10,2 milhões de hectares – uma média de 95,6 mil ao dia. A área é maior do que a do estado de Pernambuco, que tem 9,8 milhões de hectares.

São 12,5 mil imóveis com a garantia de que os limites não se sobrepõem a outros e que a execução do serviço de georrefenciamento (informações cartográficas obtidas com o uso de GPS de alta precisão) foi feita sob bases técnicas legais. Com a certificação em mãos, é possível registrar as propriedades nos casos de compra, venda, desmembramento ou partilha.

Em área, o resultado desse período de menos de quatro meses representa 35% daquele alcançado em todo o ano de 2013, quando 29,3 milhões de hectares (25.424 propriedades) tiveram o processo validado no Incra.

Mais de 108,5 milhões de hectares já foram certificados em todo o País. Foto: Arquivo - Incra

Apenas nesta segunda-feira (10), foram certificadas 256 parcelas. Clique aqui para acompanhar a evolução dos processos online.

Fonte: Incra

Curso sobre Georreferenciamento e CAR

A MundoGEO irá realizar dois treinamentos teóricos e práticos, um sobre Georreferenciamento de Imóveis Rurais e o outro sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os cursos serão realizados em Curitiba (PR), de 7 a 10 de abril e em São Paulo (SP), entre os dias 5 e 8 de maio. Mais informações: https://mundogeo.com/cursos/car-geoincra/index.html

WebTreinamento mostra como orçar serviços de georreferenciamento

Além do curso presencial, a MundoGEO vai promover, no dia  20 de março de 2014, um treinamento online e interativo sobre como orçar serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Neste treinamento totalmente a distância, com duração aproximada de 2 horas, os participantes poderão conhecer as peculiaridades de cada local e ver como os serviços estão sendo cobrados em cada região do país. Para mais informações e inscrições clique aqui.