Zona Azul é o ganhador do Hackathon USP Cidades

A compra dos cartões de estacionamento na cidade de São Paulo parece ser um dos principais problemas dos motoristas, pois este foi o tema de dois entre os seis projetos desenvolvidos no 1º Hackathon USP Cidades: Desafios Urbanos em Firefox OS, que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro na capital paulista, uma parceria entre o USP Cidades e a Telefonica Vivo, com apoio da Oracle, Pepsico, secretarias e departamentos públicos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo.

A Revista MundoGEO esteve presente no evento para conferir como os desenvolvedores usaram os dados fornecidos com o objetivo de desenvolver interfaces, mapas, animações, aplicativos para web ou celular, que pudessem contribuir para a gestão da cidade e a experiência urbana.

Maratona

Como não havia tempo a perder, a maratona de programação teve início no sábado ao meio-dia, com palestras da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), USP Cidades, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SP Trans e Instituto Lemman, que abordaram as bases de dados disponibilizadas e os principais problemas enfrentados para a plena utilização das mesmas. Também foram detalhados quais seriam os critérios de avaliação e os prêmios, e logo após houve a criação dos grupos – que pela proposta do evento deveriam ser multidisciplinares – e o início do Hackathon.

Para Filipe de Figueiredo Oliveira, da Telefonica Vivo, o maior desafio para a organização de um Hackathon dessa natureza é disponibilizar os dados públicos para que os desenvolvedores possam trabalhar em suas aplicações. “O Hackathon USP Cidades cumpriu seus objetivos, tendo em vista as soluções criativas que surgiram entre os participantes, tanto para driblar as dificuldades de uso dos dados quanto para o desenvolvimento de aplicativos relevantes para as cidades”.

Esta matéria faz parte da MundoGEO 75, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e leia o artigo “Hackers do Bem” gratuitamente na íntegra!


Geo Hackathon irá premiar ideias e soluções geográficas inovadoras

MundoGEOXperience 1 Geo Hackathon irá premiar ideias e soluções geográficas inovadorasA MundoGEO tem o prazer de anunciar um novo evento em 2014, voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais. O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas – acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais – e será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

Entre as atividades deste novo evento está o Geo Hackaton, um encontro que tem como objetivo encontrar soluções para problemas urbanos, com foco na Região Metropolitana de São Paulo, no qual serão apresentados desafios e dados geoespaciais para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a sociedade. O evento terá dois dias de duração, com a apresentação dos dados no dia 8 de maio às 11h da manhã e prazo para entrega dos projetos até dia 9 de maio às 15h. A avaliação, divulgação do resultado e premiação será nesse mesmo dia, às 16 horas.

Para mais informações clique aqui.