Uma aplicação para celulares desenvolvida pela Nexus, empresa instalada no Parque Tecnológico, é capaz de fazer o levantamento online de dados a partir de fotos e coordenadas GPS. Trata-se do software NEXUS GeoFoto que funciona em celulares Android, iPhone, tablets e iPad.

De acordo com a empresa, diferentemente das soluções que já estão no mercado, o processo online permite que as informações da foto, os dados e as coordenada GPS sejam transmitidos imediatamente para um servidor e disponibilizados para visualização no mapa, no local em que foram tiradas as fotos, em qualquer software de mapeamento.

software NEXUS GeoFoto que funciona em celulares Android, iPhone, tablets e iPad

O engenheiro José Pinheiro, diretor da Nexus, explica que outra diferença é que esta aplicação permite a correção da precisão da coordenada GPS. “Celulares e tablets possuem uma margem de erro na localização que pode chegar a 20 metros do ponto efetivamente onde se encontra o aparelho. Com o NEXUS GeoFoto esta correção é feita no momento de coleta da informação, armazenando assim, no servidor, a posição exata onde foram coletados os dados e a foto”, diz o diretor.

O NEXUS GeoFoto pode ser utilizado por prefeituras, empresas privadas e empresas de saneamento para a coleta de dados que pedem registro de imagem e coordenada GPS em tempo real. Para uma prefeitura, por exemplo, o software pode funcionar bem no cadastro de equipamentos urbanos, nas obras em andamento, ocorrências relatadas pela população ou mesmo no cadastramento de todas as árvores do município.

Saiba como funciona, assista ao vídeo: