A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA em inglês) informou na última segunda-feira (2/6) que avalia permitir sete companhias de cinema e televisão a usar veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) para fazer fotografias aéreas, um passosignificativo que pode levar a uma maior flexibilização da proibição que a agência coloca hoje sobre o uso comercial desse tipo de aeronave.

As companhias que pediram para receber liberações são, segundo a FAA, são: Aerial MOB LLC, Astraeus Aerial, Flying-Cam Inc., HeliVideo Productions LLC, Pictorvision Inc., Vortex Aerial, e Snaproll Media LLC. Para ter direito à exceção, as empresas precisarão mostrar que as operações dos drones não causam riscos à segurança e que têm interesse público.

Atualmente, nenhum drone pode ser usado para fins comerciais, com a única exceção de voos no Oceano Ártico, fora da Costa do Alaska,  pela companhia Conoco Philips, de petróleo. A FAA apenas deu a permissão para esses voos após o Congresso orientar a agência.

A FAA tem estado sob pressão do Congresso e da indústria para permitir voos comerciais para que drones façam trabalhos considerados muito cansativos ou perigosos. Os drones também são geralmente mais baratos de operar.

A agência tem trabalhado ao longo da última década em regulamentações de segurança para permitir um uso disseminado de drones, mas adiou a emissão dessas normas várias vezes. O cronograma atual da FAA prevê a publicação das normas para drones pequenos – geralmente com menos de 25 quilos – até novembro de 2014.

Com informações de trianontrade.com


 MundoGEO no Mundial! Aproveite a promoção da Copa 2014 e assine a Revista MundoGEO. Assinando agora você ganha 50% de desconto, um Anuário de Empresas 2014 com pesquisas exclusivas e 6 meses grátis de assinatura se o Brasil for Hexa!