Explore Maps of the United States from 1884 to 2006Duas das maiores fontes de mapeamento dos Estados Unidos, o Serviço Geológico dos EUA (USGS) e a Esri, fizeram uma parceria para colocar a cartografia histórica à mão de todos. Disponível desde o mês de Julho e podendo ser acessado em todos os dispositivos digitais, o USGS Historical Topographic Map Explorer traz à vida mais de 178 mil mapas datados de 1884 a 2006.

No passado, os mapas históricos USGS eram disponibilizados apenas como cópias impressas, mas recentemente foram liberadas as versões livres em GeoPDF downloadable, como parte do USGS Historical Topographic Map Collection. Por meio dessa aplicação, o USGS permitirá que os usuários acessem esses mapas na forma de imagens georreferenciadas de alta resolução para uso em aplicações de mapeamento web. Também é apresentada uma linha do tempo para selecionar, de maneira rápida, os mapas desejados.

No final do mês, o aplicativo estará disponível no GitHub, permitindo que a comunidade GIS crie a sua própria coleção digitalizada e georreferenciada.

O USGS Historical Topographic Map Collection foi lançado oficialmente em 12 de setembro de 2011. O objetivo do projeto foi alcançado em setembro de 2012 para os 48 estados e em outubro de 2012 para o Alasca. Periodicamente, entretanto, depois de descobertos e analisados, novos mapas são adicionados à base de dados.

Para mais informações, acesse: http://nationalmap.gov/historical/index.html.