A Polícia Federal começa no dia 15 de Agosto a fazer o mapeamento 3D da área atingida pelo acidente aéreo que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e mais seis pessoas em Santos, no litoral de São Paulo. As imagens serão registradas com a utilização de um drone, veículo aéreo com câmera não tripulado.

Mapeamento 3D e Drones são utilizados na região de acidente aéreo em Santos
PF faz mapeamento da área atingida pelo avião com um scanner laser 3D (Foto: Roberto Strauss/G1)

Inicialmente, esse mapeamento será feito a partir das primeiras fotos e vídeos que foram colhidos pelos peritos, a fim de realizar uma possível reconstituição do que aconteceu minutos antes da queda do avião. Com o material coletado, a expectativa é que a Polícia Federal consiga entender e até percorrer com o equipamento o trajeto feito pela aeronave.

Entre os aparelhos utilizados pelos agentes em terra, está um scanner laser 3D, indicado para documentação de acidentes e trabalhos forenses. O equipamento apresenta precisão de 0,4 milímetro e taxa de medição de 500 mil pontos por segundo para a produção de modelos 3D.

Para facilitar os trabalhos, a polícia pediu à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos que ampliasse o espaço das ruas isoladas. Com isso, a interdição da Rua Vahia de Abreu para os motoristas vai da Avenida Francisco Glicério até a Avenida Washington Luiz (Canal 3). Já para os jornalistas que trabalham no local, a interdição da Rua Alexandre Herculano vai da Avenida Washington Luiz (Canal 3) à Rua Armando Sales de Oliveira.

Fonte: Portal G1