Especialistas das áreas de geodésia, geoinformação e gestão territorial se reunirão na Conferência Intergeo 2014, entre 7 e 9 de outubro, em Berlim, na Alemanha. A 20ª edição do evento contará com inúmeras palestras, fóruns e debates de importância nacional e internacional sobre temas atuais e futuros da geotecnologia.

O primeiro dia da conferência Intergeo e da 3ª Conferência Inspire, evento que acontecerá paralelamente, será dedicado aos desafios do século 21. Neste dia, serão exploradas as soluções fo setor de geoinformação e palestras serão realizadas pelo patrono da conferência, o Ministro da Defesa da Alemanha, Dr. Thomas de Maizière, e a Ministra Federal do Ambiente, Dra. Barbara Hendricks. 

O segundo dia abordará a “Geoinformação para infraestruturas dos dias atuais”, com especialistas que esclarecerão como lidar com o crescente volume de dados produzidos em nosso “mundo digital”. As áreas chave do debate serão a energia, cidades inteligentes, demografia e transporte.

O terceiro e último dia da conferência será aberta por Brigitte Zypries, Secretária de Estado do Ministério Federal da Economia e Energia. Sua palestra abordará a questão do “Uso comercial de dados geográficos”. Especialistas das áreas de pesquisa, política e sociedade se concentrarão sobre o futuro – em perfeita consonância com o tema de “Conhecimento e ação para o planeta Terra” da Intergeo. Afinal, o uso de dados geográficos desencadeia vasto potencial, por exemplo, nas áreas de logística e de proteção contra cheias.

Para o público internacional haverá eventos como a palestra no idioma Inglês intitulada “Mobile Future Now”, organizada pelos membros do Conselho Consultivo do Intergeo. Entre as atividades internacionais também, está o 3º Encontro Internacional de Estudantes, nos dias 7 e 8 de outubro, e a reunião da Rede de Jovens Pesquisadores da Federação Internacional de Topógrafos (FIG).

A Segunda Conferência EUROGI imaGIne será executada paralelamente com ao Intergeo nos dias 8 e 9 de outubro. Sob o patrocínio do vice-chanceler Sigmar Gabriel, membro do Bundestag e ministro alemão da Economia e Energia, a conferência focará nos últimos problemas enfrentados no campo da geoinformação na Europa.