Por José Augusto Sapienza Ramos

Apesar da representação por dados geográficos ser uma simplificação e abstração do mundo real, isso não implica que a estruturação dos dados geográficos seja simples. Está em qualquer cartilha de gerenciamento de projetos: complexidade aumenta a necessidade de planejamento para que o projeto tenha maior chance de sucesso. Com BDG não é diferente, onde modelo de dados é um planejamento que busca descrever de forma conveniente e sistemática a estrutura e operações do banco sobre objetos e fenômenos nele representados. Além do planejamento, a modelagem gera documentos técnicos fundamentais para uma melhor gestão e compartilhamento dos dados. Em outras palavras, conforme um BD se apresenta mais diversificado e vasto, mais importante a modelagem é.

Artigo trata dos conceitos de modelagem em bancos de dados geográficos
Imagem: André Medeiros

Para fins de exemplo de modelagens de bancos complexos, sugiro o acesso aos modelos de BDG como o ArcGIS Pipeline Data Model (APDM) e Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais (ET-EDGV), disponíveis respectivamente nos links http://goo.gl/u9Q4m6 e http://goo.gl/lglHB4.

O modelo ou técnica de modelagem precisa ter alta expressão semântica e sintática, de forma a atingir melhores representações da estrutura do banco de dados. Porém é evidente que os dados geográficos possuem conceitos e estruturas diferenciadas dos dados alfanuméricos, como os relacionamentos espaciais, restrições geométricas e generalizações cartográficas. As técnicas de modelagem tradicionalmente aplicadas em sistemas computacionais não geográficos falham na representação eficiente dessas especificidades, trazendo a necessidade de técnicas próprias de modelagem de banco de dados geográficos como o Object-Oriented Data Model for Geographic Applications (OMT-G), o UML-Geoframe e o ArcInfo UML.

Para continuar lendo, acesse o artigo “Desvendando banco de dados geográficos” disponível na íntegra na revista MundoGEO 77, que pode ser acessada gratuitamente no Portal MundoGEO.