O novo satélite WorldView-3, que carrega um sensor infravermelho de ondas curtas (SWIR), captou imagens que permitem ver através da fumaça densa e distinguir a localização exata dos focos do incêndio que aconteceu na floresta no complexo Happy Camp, em Klamath National Forest, na Califórnia, na semana passada.

É possível visualizar as imagens através deste link. A foto à esquerda permite visualizar a parte visível do espectro – o que um satélite comercial disponibilizaria normalmente. A imagem à direita foi gerada com o SWIR. Segundo a DigitalGlobe, a fumaça desaparece e os focos de incêndio tornam-se visíveis.

As duas imagens, que não estão em resolução máxima, são de visão geral e mostram toda a extensão do incêndio. A imagem SWIR é uma composição “falsa cor”, feita a partir de três das oito bandas SWIR (bandas 6, 3 e 1) que, coincidentemente, resultam em uma cor laranja para o fogo.

Imagem com zoom em torno da área do incêndio / DigitalGlobe

As bandas SWIR penetram a fumaça em diferentes níveis. A imagem da banda 8 (SWIR) fornece a melhor visualização, onde nenhuma fumaça é visível:

Imagem da banda 8 (SWIR)/DigitalGlobe

Além disso, o SWIR fornece uma estimativa de onde o incêndio está mais intenso. A última imagem é um “mapa de calor”, calculado a partir das oito bandas espectrais (cores).

"Mapa de Calor" / DigitalGlobe

Fonte: DigitalGlobe