O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje, 27 de novembro de 2014, em versão digital, as cartas imagem do estado do Tocantins na escala 1:100.000 (1cm = 1 km). As cartas imagem correspondem a um tipo de representação cartográfica constituída por mosaico de imagens de satélite ortorretificadas, com nomes geográficos e informações marginais, que obedecem ao recorte das folhas do Mapeamento Sistemático Terrestre. Este produto possui propriedades geométricas de uma folha topográfica. Os arquivos encontram-se disponíveis no formato PDF.

As cartas imagem proporcionam uma visão atualizada do território, compatível com os requisitos de representação da escala, e apresentam a denominação dos elementos geográficos de maior relevância. Devido à característica simplificada desse produto, a sociedade pode dispor das informações de forma mais rápida do que em relação à produção de uma folha topográfica completa.

Para o estado do Tocantins, está prevista a elaboração de 127 cartas imagem que integram o projeto Base Cartográfica 1:100.000 (BC100). As 30 cartas imagem disponibilizadas correspondem a 23% da área do estado.

As cartas imagem foram produzidas a partir de imagens do sensor AVNIR-2, com 10 metros de resolução espacial, adquiridas entre os anos de 2006 e 2010, sendo 91% delas dos anos de 2009 e 2010. O processo de ortorretificação busca o georreferenciamento, a correção das distorções das imagens e a garantia da precisão adequada para a sua finalidade.

IBGE lança cartas imagem do estado do Tocantins

Fonte: IBGE