Lançamento será nesta quinta-feira, dia 4, em Brasília, com a divulgação dos dados do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho do Setor Turismo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança no próximo dia 4, quinta-feira, a plataforma virtual Extrator de Dados. Trata-se de uma ferramenta aberta ao público e desenvolvida pela Assessoria Técnica da Presidência do Ipea. A primeira base disponível no Extrator de Dados será a do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho do Setor Turismo (SIMT).

As estimativas referem-se a oito atividades características do turismo que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas: alojamento, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, transporte aquaviário, aluguel de transporte, agência de viagem e cultura/lazer. O sistema trará dados sobre a dimensão do emprego no turismo para os anos de 2006 a 2012 e sobre a caracterização da mão de obra formal do turismo, com dados de dezembro de 2012.

O evento será às 10h, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bl. J, Ed.BNDES/Ipea, auditório do subsolo). Participarão do lançamento o presidente do Ipea, Sergei Soares, o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, e o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Rogério Boueri. Logo em seguida, a pesquisadora Margarida Hatem Pinto Coelho, coordenadora do projeto, e Alexandre Ywata, chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea, apresentarão os dados.

O Extrator de Dados é uma plataforma gratuita de consulta, agregação e coleta de dados implementada pelo Ipea. O sistema permite a publicação dos mais variados tipos de dados, como bases de dados públicas, conteúdo de pesquisas, indicadores, séries históricas, entre outros. A interface é simples, intuitiva e dinâmica para cruzamento de dados, e será possível exportar as informações geradas.

Fonte: Ipea