Missão Jason-CS / Sentinel-6 tem lançamento previsto para 2020

Imagem: Airbus Defence and Space

A Agência Espacial Europeia (ESA) selecionou a Airbus Defence and Space, a segunda maior empresa espacial do mundo, como principal contratante para desenvolver e construir o primeiro satélite Jason-CS / Sentinel-6, que realizará medições, de alta precisão, da topografia da superfície do oceano.

O satélite vai medir a sua distância para a superfície do oceano  e usar esses dados para mapear a topografia globalmente, repetindo o ciclo a cada dez dias.

A Missão Sentinel – 6 é parte do programa europeu de observação da Terra, Copérnico, e é uma continuação de um programa de medições da superfície do oceano realizado por satélites que começou em 1992.

Pesando cerca de uma tonelada e orbitando a uma altitude de cerca de 1300 km, o satélite Jason-CS / Sentinel-6 garantirá que as medições sejam realizadas de forma contínua a partir de 2020.

O satélite foi projetado para orbitar a Terra por cinco anos e meio, e as operações serão supervisionadas e geridas pela EUMETSAT em Darmstadt, na Alemanha. O desenvolvimento do satélite será baseado no programa CryoSat.

Tal como acontece com CryoSat, a Airbus Defence and Space, em Friedrichshafen, será o contratante principal para o segmento espacial e liderará o consórcio em nome da ESA, enquanto a empresa Thales Alenia Space France construirá o principal instrumento, um altímetro radar, cujo antecessor já está sendo usado no CryoSat-2. Além disso, outros instrumentos estão sendo construídos pela NASA / JPL nos EUA e fornecidos pelo National Oceanic and Atmospheric Administration para a missão Jason-CS / Sentinel-6.

Fonte: Airbus Defence and Space