treinamento-cptec-inep-les-palmDe 2 a 6 de fevereiro de 2015 será realizado o curso Treinameto no Uso do Modelo LES – PALM, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).

O curso é gratuito e será realizado através de uma parceria entre a Universidade de Hannover e o CPTEC/Inpe.

A Universidade de Hannover, através do grupo de pesquisa  PALM liderados pelo Prof. S. Raasch, desenvolveu um modelo LES muito poderoso, denominado de PALM – A Parallelized Large-Eddy Simulation Model for Atmospheric and Oceanic Flow, que está disponível para ser utilizado pela comunidade técnico-cientifica. Através de recursos do Governo Alemão, o Prof. Raasch, juntamente com sua equipe (três alunos de pós-doutorado) virão ao Brasil, para ministrar um curso de treinamento no uso deste modelo para a comunidade micrometeorológica.

A simulação numérica, em particular os modelos de Simulação de Grandes Vórtices (Large Eddies Simulations – LES) é uma importante ferramenta para os estudos e investigações de micrometeorologia e da camada limite. Esta ferramenta tem sido utilizada pela comunidade internacional para a determinação de variáveis que são de difícil medição, tal como a determinação do fluxo de entranhamento, do balanço de energia cinética turbulenta, entre outras.

O link para a pré-inscrição e outras informações estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/modelo-les/.