Há mais de 10 anos, a Google oferta a sua linha de produtos para o mercado corporativo. Começando com o Gmail, hoje a companhia oferece uma ampla infraestrutura para o mercado empresarial, como o Google Maps e o Google Cloud Platform, além de ampliar seu alcance para o hardware com o sistema operacional Android e o Chromebooks, e também fornecer sua inteligência de busca, chamada de Google Search, para uso interno das empresas. 

Ferramentas para escritório, como o Google Docs e o Google Drive, mudaram a forma com que as pessoas armazenam, acessam e trabalham com seus dados pessoais. Este grande conjunto de ferramentas foi recentemente batizado de Google for Work, nova designação para o portfólio Google Enterprise. Assim como a própria Google, o número de usuários de sua linha corporativa é gigantesco. De acordo com a companhia, hoje são mais de cinco milhões de clientes corporativos que utilizam os produtos “Google for Work”, sendo que 64% das 500 maiores empresas do globo – de acordo com o Ranking Fortune 500 – integram esta estatística.

A Google possui planos ambiciosos de ampliar em cinco vezes o seu faturamento na linha corporativa, e o Brasil se configura como grande mercado potencial. Mais do que em termos de tecnologia, segundo a Google, esta será uma transformação nos negócios.

No Brasil, a Google licencia a sua linha geoespacial através de parceiros locais especializados no setor. Estas licenças para uso corporativo compreendem as ferramentas Google Maps, Google Earth e Google Maps Engine, associadas à customizações e desenvolvimento de aplicações de mapas com capacidade para transformar os negócios das empresas, através da popularização do uso da geotecnologia dentro do ambiente corporativo. Com ferramentas amplamente utilizadas e disseminadas por todos – como Google Maps e o Google Earth – o conceito Google é oferecer a escalabilidade, velocidade, bases de dados e ferramentas de fácil utilização, que todos utilizam no dia-a-dia, para dentro das corporações.

Continue lendo a matéria de capa Google Maps for Work  da Revista MundoGEO Edição 79 disponível no portal MundoGEO.