O IBGE disponibilizou o portal Mapas do IBGE versão Beta, onde é possível encontrar mais de 22 mil mapas cadastrados.

A busca por mapas pode ser feita  por tema, publicação e tipo ou, ainda, fazer uma busca por palavra-chave na aba busca.

Os mapas visualizados são salvos automaticamente na janela histórico dos mapas visualizados, facilitando uma segunda visualização. Além disso, o portal permite criar e compartilhar os mapas.

A partir da ferramente de mapas interativos, o SIGIBGE, é possível realizar análise de dados espaciais e criação de anotações.

Fonte: Sistema Labgis


No dia 7 de maio, durante a feira MundoGEO#Connect 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai apresentar um seminário sobre o novo Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, SIRGAS2000, o qual é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil a partir de 25 de fevereiro de 2015.

No período da manhã serão apresentadas características técnicas, ferramentas, suporte e outros assuntos relevantes a respeito do SIRGAS2000. Durante a tarde serão apresentados projetos e a trajetória de atores que já adotaram o SIRGAS2000.

O Seminário da IBGE será ofertado gratuitamente. Para participar, faça seu registro na Feira de Produtos e Serviços do MundoGEO#Connect 2015.