Ligado a satélite, o drone gera imagens instantâneas e dá a posição exata do acúmulo de lixo e de lançamentos clandestinos de esgoto

Spyder-SkyDrones
Drone "Spyder", desenvolvido pela empresa SkyDrones, do Rio Grande do Sul

No Sul do Brasil, um dos nossos rios mais poluídos passou a ser examinado mais de perto por um grupo de pesquisadores. Às vezes, nem tão perto assim.

O aparelho sobe até 150 metros de altura. A câmera acoplada registra o Rio dos Sinos espremido entre o concreto da cidade e o pouco que resta da vegetação. Ligado a satélite, o drone gera imagens instantâneas e dá a posição exata do acúmulo de lixo e de lançamentos clandestinos de esgoto.

O drone sobrevoa lugares que os pesquisadores enfrentam muitas dificuldades para chegar. Com o equipamento, eles ganham mais agilidade e economizam tempo. O drone faz em três dias todo o trabalho de coleta de dados e imagens que os pesquisadores levariam até cinco meses para concluir.

O Sinos abastece mais de um milhão de pessoas. Mas só 5% do esgoto que entra lá são tratados. Resultado: o rio é o quarto mais poluído do Brasil, segundo o IBGE.

Há nove anos, mais de um milhão de peixes morreram lá pela falta de oxigênio na água. O drone é mais um aliado para tentar salvar o rio.

Os registros serão encaminhados para as prefeituras da região. Muitas começam a investir em planos de recuperação, como este, onde a natureza dá uma mãozinha ao rio.

Este é o processo tradicional de tratamento de esgoto, um motor, movido a energia elétrica, ligado o dia todo. E ao lado uma experiência que foi trazida da Espanha. A plantinha taboa, é que faz o trabalho do motor a energia elétrica. Ela oxigena a água. Após dez dias de tratamento, veja só como fica a água que antes era esgoto.

Pelo método tradicional, são gastos R$ 1,6 milhão por mês para tratar 600 litros de esgoto por segundo. Com a plantinha, a conta cai para R$ 400 mil.

Fonte:  G1


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Curta a página DroneShow News no Facebook!
E siga a DroneShow no Twitter @Droneshow_news