A Agência Espacial Americana, a Nasa, divulgou dados que mostram como os padrões de temperatura e precipitação em todo o mundo podem mudar ao longo do ano 2100 em resposta a diferentes cenários de aumento do dióxido de carbono simulado por 21 modelos climáticos.

O conjunto de dados constitui em projeções climáticas elaboradas pela Nasa e disponível ao público, que fornecem uma visão detalhada dos futuros padrões de temperatura, estimativas das temperaturas mínimas e máximas e precipitação em todo o mundo em uma resolução de 25 km, que abrange a série temporal de 1950 a 2100.

O novo conjunto de dados global combina medições históricas com dados de simulações de clima usando os melhores modelos de computador disponíveis para fornecer previsões de como a temperatura global e precipitação pode mudar até 2100 sob diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa. Crédito: NASA

Os dados de alta resolução ajudarão cientistas e planejadores a realizar avaliações de risco climático para compreender melhor os efeitos locais e globais, tais como a seca, inundações, ondas de calor e perdas na produtividade agrícola.

O conjunto de dados é um produto da plataforma big data NASA Earth Exchange (NEX). Em 2013, NEX divulgou dados de projeções climáticas semelhantes para os Estados Unidos que agora utiliza os dados para quantificar os riscos climáticos para a agricultura, florestas e rios.

Informações adicionais estão disponíveis aqui. Faça o download do conjunto de dados aqui. OpenNEX de informação e formação materiais estão disponíveis aqui.

Fonte: Nasa