O portal de mapas Árvores de Campinas é um WebGIS que permite ao usuário realizar consultas sobre a arborização viária na área urbana do Município de Campinas, assim como os plantios do Banco de Áreas Verdes (BAV) e as árvores imunes à corte.

Em 2012, a Embrapa Monitoramento por Satélite iniciou o projeto “Árvores de Campinas” com o levantamento da arborização viária da área urbana do Município.

Um Termo de Cooperação Técnica, visando aprofundar os estudos, foi firmado em 5 de junho de 2013 entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS).

O levantamento da arborização viária (calçada, canteiro central e rotatória) foi separado em árvores, arbustos, palmeiras e mudas e considerou espécimes sob a responsabilidade pública municipal, portanto, excluem-se aqueles situados em condomínios e no interior de terrenos.

A estimativa total de indivíduos, em 2012, foi de 120.730 ou 24,83 árvores/km linear, obtida a partir da validação em campo com índice de acerto de 84%.

Os plantios do BAV são referentes ao ano de 2014. No total foram plantadas 48.045 mudas originadas, principalmente, de Termos de Compromisso Ambiental (TCA) das obras, empreendimentos e atividades poluidoras licenciadas em Campinas.

As árvores legalmente declaradas imunes a corte estão descritas na Lei Municipal nº 8.744/1996 e referem-se a 233 indivíduos situados em conjuntos por todo o município.

Fonte: Portal Árvores de Campinas