Google voltou a apostar na área das energias renováveis através de uma ferramenta on-line  que calcula o potencial do solar fotovoltaico de determinado telhado.

Apresentado segunda-feira, o Project Sunroof baseia-se na tecnologia Google de mapeamento e, além de calcular o potencial de horas de sol por ano, permite também perceber qual o tamanho ideal de uma possível instalação fotovoltaica e obter as poupanças estimadas na conta da eletricidade.

Destinado ao mercado residencial, o funcionamento da ferramenta é simples. Com uma interface semelhante ao do Google Earth , basta preencher o endereço na barra de pesquisa e o Project Sunroof apresenta os dados para aquele telhado, em particular.

No momento, apenas três regiões norte-americanas estão abrangidas pela iniciativa: baía de São Francisco, Fresno e Boston. Mas as expectativas da Google passam por alargar a aplicação do projeto a todo o território dos Estados Unidos e, numa fase posterior, ao resto do mundo.

Para o cálculo de quantidade de radiação solar aproveitável, por ano, a ferramenta leva em consideração fatores como a orientação do telhado, sombreamento por árvores ou edifícios nas imediações e padrões meteorológicos.

Fonte: Edifício e Energia/ GIM International