Organizar o uso civil de Drones em baixas altitudes é o objetivo da proposta

Muitas aplicações dos Drones têm sido criadas, desde o uso para Delivery quanto para vigilância de residências, buscas e salvamento de pessoas,monitoramento agrícola e muitos outros. Como os Drones necessitam interagir com outros modelos de aeronaves, em geral como helicópteros e planadores, aparece uma grande necessidade de acomodar com segurança todos  esses veículos em altitudes mais baixas. Atualmente, não há nenhuma infraestrutura para disponibilizar e gerenciar com segurança o uso generalizado do espaço aéreo em baixa altitude, visando operações com Drones. Segundo a Nasa, é necessário um sistema que possa gerenciar o tráfego dos veículos aéreos não tripulados em altitudes baixas, assim como os veículos terrestres que operam dentro de um sistema constituído por estradas, pistas, sinais de parada, regras e luzes, independentemente de serem conduzidos ou não por pessoas.

Qual a solução proposta?

Após lições aprendidas com o bem sucedido sistema de Gestão de Tráfego Aéreo, que foi criado a partir de uma colisão em pleno ar sobre o Grand Canyon nos primeiros dias da aviação comercial, o sistema de Gestão de Tráfego de baixas altitudes permitiria operações no espaço aéreo de forma segura e eficiente, fornecendo a configuração do espaço aéreo a partir de corredores, delimitações geográficas, prevendo mau tempo e ventos fortes, gestão dos congestionamentos, planejamento de rotas, sequenciamento e espaçamento, além da gestão de contingências. Segundo a Nasa, o sistema de Gestão de Tráfego é essencial para permitir o desenvolvimento acelerado dos Drones e suas aplicações de uso civil.

Uma das características deste sistema é que ele necessitará de operadores humanos para monitorar todos os veículos de forma contínua. O sistema irá fornecer os dados para tomar decisões estratégicas relacionadas à iniciação, continuação, e término das operações do espaço aéreo. Esta abordagem irá garantir que somente os veículos aéreos não tripulados autenticados possam operar no espaço aéreo. Na sua forma mais madura, o sistema de Gestão de Tráfego será desenvolvido a partir de características autônomas, que incluem auto-configuração, auto-otimização e auto-proteção. Um dos aspectos de sua auto-configuração será determinar se as operações aéreas deverão continuar de acordo com análises das condições meteorológicas em tempo real ou previstas.

Dois tipos de sistemas de Gestão de Tráfego estão previstos. O primeiro seria um sistema portátil, que passaria dentre as áreas geográficas e operações de apoio, como a agricultura de precisão e alívio de desastres. O segundo tipo de sistema é um sistema permanente, o qual apoiaria as operações de baixa altitude e forneceria cobertura contínua para uma área geográfica. O sistema de Gestão de Tráfego exigirá cobertura de comunicação persistente, navegação e vigilância (CNS) para controlar, garantir e monitorar as operações.

Fonte: NASA

DroneShow 2015

DRONESHOWLATINAMERICA 300x81 Saiba tudo sobre os drones aplicados na agricultura de precisãoEm 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento:www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Curta a página DroneShow News no Facebook!
E siga a DroneShow no Twitter @Droneshow_news