Gerenciar municípios não é tarefa fácil. Pequenas e grandes cidades brasileiras enfrentam desafios para atender de forma adequada seus cidadãos, que estão cada vez mais exigentes. Responsabilidade e transparência com uso dos recursos públicos, prestação de melhores serviços e participação ativa da população são alguns desses desafios a serem superados.

Além disso, os municípios têm outras cobranças que passam pelo atendimento às legislações como a Lei de Acesso à Informação por meio da qual a gestão pública deve oferecer um serviço de informações ao cidadão e garantir a transparência ativa. Além da difícil tarefa de qualificação dos gastos públicos, sobretudo no atual momento econômico do país.

Para auxiliar os gestores municipais a superar estes desafios, a Imagem acaba de anunciar sua mais nova solução: o Portal da Gestão oferecendo ao cidadão informações e localização dos serviços públicos e ações da gestão municipal, e, aplicativo para colaboração e melhoria de sua cidade. E, ao gestor, painéis de controle com mapas dinâmicos para acompanhamento das ações,  distribuição dos serviços e requisições da população.

“Com quase 30 anos de atuação no Brasil, a Imagem tem auxiliado diversas prefeituras a serem mais eficientes e estarem mais próximas da população. Com o Portal da Gestão, queremos atender os cidadãos dando-lhes a possibilidade de colaborar com a melhoria de sua cidade, consultar os serviços disponíveis da prefeitura e acompanhar as ações realizadas no município. Além disso, apoiar os prefeitos e gestores públicos que contam agora com painéis de controle integrando mapas dinâmicos, gráficos e outras informações para melhorar sua gestão e o atendimento as legislações de transparência e acesso à informação”, explica Virginia Quixada, Diretora de Governo Municipal na Imagem.

Com aplicações bem intuitivas e fáceis de usar, o cidadão pode buscar no mapa por exemplo informações sobre serviços oferecidos na sua cidade: saúde, educação, lazer, poda de árvore, varrição de rua, coleta de lixo, transporte público e muito mais. E, essa consulta pode ser feita via qualquer dispositivo: desktops, smartphones ou tablets.

Por outro lado, a administração pública passa a contar com uma aplicação que é a vitrine da sua gestão, sendo capaz de informar à população de forma clara suas ações: projetos, investimentos, secretaria responsável, status, quantidade de pessoas beneficiadas e outras informações – tudo isso no mapa, de maneira simples e objetiva, integrando fotos e informações relevantes da sua cidade.

Outra vantagem do Portal Cidadão é a aplicação “Minha Rua” por meio da qual o cidadão pode apontar ocorrências, sugestões e críticas diretamente no mapa através de qualquer dispositivo, como o seu smartphone por exemplo, anexando fotos e demais detalhes durante o registro. A Prefeitura realiza a gestão da informação inserida na aplicação, o que agiliza o atendimento às necessidades da população. “Entendemos que o diálogo é o caminho para construção de cidades inteligentes. Com essas aplicações estamos abrindo novas portas para comunicação entre prefeitura e cidadãos, o que resultará em cidades cada vez melhores e mais adequadas às expectativas das pessoas que ali vivem,” reforça Quixadá.

Saiba mais sobre as soluções da Imagem para Governo Municipal.