Em 2015, a atual Gerência de Geodésia e Cartografia da Unidade Estadual do IBGE no Ceará – GGC/CE – completa 70 anos de atividades realizadas em Geodésia e Cartografia. A GGC/CE é a herdeira da 1 ° Secção de Nivelamento do Conselho Nacional de Geografia – CNG – que, em 1945, mais precisamente no dia 13 de outubro iniciou os trabalhos de Nivelamento Geométrico de Precisão no país, dando origem à Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB. Esta data, portanto, também marca o início das atividades de implantação da rede altimétrica do SGB no IBGE.

Em 13 de Outubro de 1945, a Seção de Nivelamento (SNi) iniciava os trabalhos de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão, dando partida ao estabelecimento da Rede Altimétrica do SGB. No Distrito de Cocal, Município de Urussanga, Santa Catarina, onde está localizada a Referência de Nível RN 1-A, a equipe integrada pelos engenheiros Honório Beserra (Chefe da SNi), José Clóvis Mota de Alencar, Péricles Sales Freire e Guarany Cabral de Lavôr efetuou a operação inicial de nivelamento geométrico no IBGE. As figuras 1 e 2 demonstram um pouco da história das atividades de nivelamento geométrico.

Figura 1 - Pioneiros do nivelamento geométrico do IBGE: Eng. Clovis Mota de Alencar (1º a esquerda) e demais membros da equipe
Figura 2 - Nivelamento Geométrico na estrada Fortaleza/Baturité na década de 60

Atualmente, a rede altimétrica conta com mais de 75 mil referências de nível (conhecidas pela sigla RN) espalhadas pelo território nacional e reveste-se de extrema importância para servir de base para grandes obras de engenharia, como usinas, barragens, estradas e telecomunicações. A figuras 03 demonstra
a evolução da atividade com o uso de nivel digital:

Figura 3 - Nivelamento Geométrico com o uso de nível digital no Amapá (2014)

Atualmente, as principais atividades desenvolvidas pela GGC/CE são, em Geodésia: Densificação Gravimétrica (DGRAV), Densificação Altimétrica (DALTI), RMPG (Rede Maregráfica permanente em Geodésia), RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) e SIGPS (Sistema de Posicionamento Global); e em Cartografia: Base Cartográfica na escala 1:250.000 (BC250), Base Cartográfica na escala 1:100.000 (BC100), extração de feições, editoração de cartas imagens e projeto Mapeamento de Riscos (RISCO).

Para comemorar a data, o IBGE realizará um evento alusivo a estes fatos, que será realizado na tarde do dia 12 de novembro próximo, no Hotel Beira Mar, em Fortaleza, e contará com a presença do Coordenador de Geodésia Luiz Paulo Souto Fortes, Coordenador Substituto de Cartografia Marcelo Rodrigues de Albuquerque Maranhão, Diretor Adjunto de Geociências, João Bosco de Azevedo, e da presidenta do IBGE, Wasmália Socorro Barata Bivar. A programação do evento contará com palestras de servidores da Coordenação de Geodésia (CGED) e da Coordenação de Cartografia (CCAR), bem como sessão de homenagens para os servidores que atuam e atuaram na GGC/CE ao longo desses 70 anos.