O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza hoje, 22 de dezembro de 2015, um conjunto de 151 folhas contendo informações geoespaciais sobre a geologia, a geomorfologia, os solos e a vegetação. Esse conjunto de folhas compõe um mapa que já cobre cerca de 90% do território nacional, na escala de 1:250.000 (1cm = 2,5 Km).

Todas essas informações também estão disponíveis em arquivos do tipo shapefile e pode ser acessadas aqui.

Esta divulgação dá continuidade ao Projeto de Levantamento de Recursos Naturais, que tem como objetivo produzir e divulgar informações ambientais relativas a diversos temas específicos para todo o Brasil. Com a entrega de mais esta etapa, o IBGE terá realizado o mapeamento de cerca de 90% do território nacional.

A delimitação do território brasileiro representada por esse conjunto de folhas classifica e descreve o espaço físico segundo preceitos divulgados na série de Manuais Técnicos de Geociências do IBGE. Esse trabalho gera insumos para diversas políticas públicas e, ainda, serve de subsídio para iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

As informações estão disponibilizadas em arquivos vetoriais do tipo shapefile, que podem ser visualizadas e editadas em softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permitindo o cruzamento entre os temas ou mesmo entre informações de outras instituições.

Os arquivos das folhas ao milionésimo encontram-se no portal do IBGE e podem ser acessados gratuitamente através do link abaixo:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapeamento_sistematico/banco_dados_georeferenciado_recursos_naturais/latlong/

Os Manuais Técnicos em Geociências que orientam a elaboração desse trabalho também estão disponíveis no portal do IBGE, organizados segundo suas áreas específicas, e podem ser acessados nos links a seguir:

Geologia

Geomorfologia

Pedologia:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursos_naturais/manuais_tecnicos/manual_tecnico_pedologia_3ed.pdf
ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursos_naturais/manuais_tecnicos/manual_tecnico_pedologia_guia_pratico_de_campo.pdf

Vegetação

IBGE disponibiliza conjunto de cartas com informações geoespaciais temáticas

Fonte: IBGE