A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK) e a Trimble (NASDAQ: TRMB) firmaram um acordo de interoperabilidade que visa proporcionar aos seus clientes economia de tempo e redução de custos de projetos, normalmente associados à ineficiência do fluxo de trabalho através de tecnologias de diferentes fornecedores. Isso beneficiará arquitetos, engenheiros, empreiteiros e, principalmente, donos de projetos, permitindo mais liberdade para otimizar fluxos de trabalho de tecnologia necessários para atender os requisitos complexos de projetos de construção atual.

A Autodesk e a Trimble têm um objetivo em comum que é conhecer a evolução das necessidades das indústrias da construção e infraestrutura. Ser confiável e ter um intercâmbio de informação fluente entre várias plataformas é essencial para esse fim. A colaboração entre a Trimble e a Autodesk demonstra o compromisso contínuo para oferecer suporte a padrões abertos da indústria como Industry Foundation Classes (IFC) e Construction Operations Building Information Exchange (COBie). Além disso, permite que atuais e futuros clientes possam trabalhar nos mesmos projetos sem problemas de compatibilidade de arquivos entre aplicativos.

Sob os termos do acordo, a Autodesk e a Trimble tomarão medidas para acelerar a interoperabilidade através da troca de programas de aplicações (APIs) e desenvolver ferramentas para construir e comercializar produtos interoperáveis. Isso permite que as duas empresas melhorem a troca de dados existentes, bem como abrir novos fluxos de trabalho entre seus produtos. A maior integração do produto pode permitir que os profissionais de design e construção possam compartilhar modelos, arquivos de projetos e outros dados entre as soluções, tanto no escritório quanto nas obras, e permitir a reutilização de informações durante a concepção e construção em todas as fases do projeto.

“A força de uma empresa é medida pela sua disponibilidade em fazer o melhor para os seus clientes e para a indústria em geral. Este acordo de interoperabilidade, como outros que já assinamos, fala sobre o compromisso da Autodesk com essa abertura”, disse Amar Hanspal, Vice-Presidente Sênior da Autodesk. “Esta colaboração com Trimble explica a nossa dedicação compartilhada para tornar o processo de construção mais eficiente e produtivo para todos os envolvidos”.

“Esta colaboração demonstra o nosso compromisso mútuo para proporcionar aos profissionais de design e construção uma experiência perfeita de soluções da Autodesk e da Trimble”, disse Bryn Fosburgh, Vice-Presidente da Trimble.