Da importação dos dados à produção das peças

Como existem muitos softwares de topografia no mercado, foi encontrada uma forma simples para facilitar o trabalho do profissional utilizando direto o AutoCAD. Foram desenvolvidos recursos para execução dos trabalhos topográficos, que permitem produzir com segurança e rapidez as peças técnicas para georreferenciamento de imóveis rurais seguindo a 3ª Edição da Norma Técnica e gerando automaticamente a planilha do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) para requerer Certificação.

Montagem do processo

O MEMOCAD apresenta barras de ferramentas com uma interface prática, fácil e funcional para fazer a montagem do processo de georreferenciamento. São passos que vão desde a importação automática dos relatórios de dados no GPS até a geração da planilha que será enviada online no SIGEF para requerer a certificação.

1 Soluções para o SIGEFFUNÇÕES DA BARRA DE MONTAGEM SIGEF

1- Importar dados GPS
Importar os dados do relatório do GPS gravando-os numa planilha Excel (Planilha base).
2-Desenhar pontos
Desenha os pontos lidos da planilha base, em camadas e cores diferentes.
3-Organizar planilha
Organizar os dados da planilha base, selecionando/ filtrando dados selecionados, de uma poligonal ou planilha Excel.
4-Verificar erros
Verifica os erros de nomenclatura, duplicidade, padrão.
5-Montagem 3a Edição completo
Desenha a planta do imóvel, gera todas as peças técnicas, memorial descritivo UTM e SGL, planilha SIGEF e outros relatórios.
6-Gravar no Servidor
Grava os pontos numa pasta SERVIDOR e verifica duplicidade.
2 Soluções para o SIGEFImportar dados

O MEMOCAD importa dados de relatório de qualquer marca de GPS, criando uma planilha.
Com segurança, descarta erros de digitação, pois os dados são importados automaticamente dos relatórios de qualquer marca de GPS. Portanto não importa a marca de GPS que você utilizar.

3 300x141 Soluções para o SIGEF

Processo de importação

 

Este artigo é parte da MundoGEO 85, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja esse artigo na íntegra ou leia logo abaixo.

 

Veja aqui como assinar a revista MundoGEO na versão impressa!

 

nely Soluções para o SIGEFMaria Nely Alvarenga Lima

Matemática formada na Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolvedora do software MEMOCAD (www.memocad.com.br). Desenvolve software para topografia e ministra cursos de montagem de processos para Georreferenciamento de Imóveis\ Rurais, Loteamento Urbano, Rural, Reserva Legal, Uso e Ocupação do Solo.
nelyalv@memocad.com.br