Recentemente o Google Earth atualizou sua base de imagens do mundo e o Brasil ganhou mais detalhamento em suas imagens. Veja as melhoras

Google EarthHá três anos atrás a Google disponibilizou, nas aplicações gratuitas Google Earth e Google Maps, imagens mosaicadas sem nenhuma interferência de nuvens. Este mês, a empresa revolucionou e anunciou uma atualização deste mosaico global com imagens Landsat 8, aliada a novas técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI).

Este novo mosaico é formado por cerca de um petabyte (equivalente a mil terabytes ou 1 milhão de gigabytes) de imagens de satélite processadas. No total, são mais de 700 bilhões de píxeis individuais, tirados, em sua maioria, das imagens feitas pelo satélite Landsat 8.

Curta Nossa página no Facebook

O satélite Landsat 8, que foi lançado em órbita em 2013, é o mais novo sensor de captura de imagens da NASA. Comparado ao Landsat 7, seu antecessor, o satélite captura imagens com maior resolução, maior nível de detalhes, cores mais reais e possui o dobro da capacidade de captura de imagens.

De acordo com Elizabeth Davidoff, chefe de comunicação do Google Maps, à BBC Mundo, para criar esse novo mosaico foram necessários 6 milhões de horas de processamento dos dados. Além disso, o trabalho foi distribuído entre 43 mil computadores, o que levou uma semana para processar.

“Comparando, se tivesse trabalhado com apenas um computador, a Google teria de começar a trabalhar no século 13 para conseguir lançar a novidade esta semana”, completou Davidoff.

 

PROBLEMAS DE HARDWARE

O mosaico anterior usou apenas imagens Landsat 7. Para a época, eram as melhores imagens disponíveis. Infelizmente, as imagens capturadas pelo Landsat 7, a partir de 2003, foram afetados por uma falha de hardware, resultando em grandes linhas diagonais por falta de dados.

 

Google Earth

Imagem de satélite obtida pelo satélite Landsat 7 do Rio São Francisco a partir de 2003

 

Google Earth

Imagem de satélite obtida pelo satélite Landsat 8 do Rio São Francisco a partir de 2013. Falhas foram corrigidas.

 

NO BRASIL

No território brasileiro, já é possível ter acesso a estas novas imagens. Abaixo, é possível conferir alguns estados antes e depois da atualização.

 

Google Earth

Manaus

 

Google Earth

Salvador

 

Google Earth

Belo Horizonte

 

Google Earth

Rio de Janeiro

 

Google Earth

São Paulo

Com informações da BBC

 

Conheça nossos cursos de Google Earth Pro

Google EarthVeja e entenda todo o potencial do Google Earth Pro, um globo interativo em 3D que pode ser usado para ajudar em tarefas como planejamento, análise e tomada de decisões, ideal para usuários corporativos, governamentais, profissionais e estudantes de todo o mundo que agora podem aproveitar a visualização de dados, o planejamento de sites e as ferramentas de compartilhamento de informações da versão Pro.

Neste curso online de Google Earth Pro você vai conhecer todas as funcionalidades do sistema, verá como navegar pelo globo virtual, aprenderá a criar seus próprios mapas e a navegar com dados obtidos com GPS.

Google Earth

 

 

Google Earth