A Leica Geosystems, parte do Grupo Hexagon, empresa provedora de soluções de captura de realidade no setor de Geotecnologias, acaba de anunciar as novidades do sensor GNSS Leica Viva GS16

O GNSS GS16 é um sensor compacto e robusto, contando com a tecnologia de autoaprendizagem (self-learning), tecnologia que se adapta às condições em que o sensor está sendo utilizado.

Isso significa que os melhores sinais de satélite e dados de correção disponíveis serão escolhidos automaticamente por algoritmos robustos, resultando em melhor posição e precisão.

Desafios

Durante o período de desenvolvimento da nova solução GNSS, três principais desafios foram elencados como pontos chaves para avanço tecnológico e efetivamente agregar valor no novo sensor, sendo eles:

• recepção de sinais em áreas de obstrução como árvores e edifícios
• comunicação robusta e ininterrupta em tempo real para técnica de posicionamento RTK
• tendências políticas e econômicas que influenciam a modernização da tecnologia GNSS

Diante dos desafios estipulados, o Leica GS16 foi construído para responder com o mais alto nível de desempenho estas questões e poder oferecer aos usuários benefícios frente aos desafios diários.

O primeiro desafio foi solucionado com uma nova tecnologia, o RTK plus. Essa tecnologia é como o RTK convencional, mas muito melhor em condições adversas graças aos novos algoritmos implementados na computação das coordenadas. Além disso, é capaz de se adaptar às condições do ambiente, sendo o motor propulsor do conceito “self-learning”.

O segundo desafio foi solucionado pela tecnologia chamada SmartLink. Além dos meios de comunicação convencionais via UHF, GSM e NTRIP, o novo Leica GS16 conta com a nova possibilidade via Smartlink, uma tecnologia de PPP em tempo real, sendo que a correção de posicionamento centimétrica é enviada diretamente de um satélite para o receptor GNSS móvel. Nesse caso, o receptor móvel está totalmente independente do receptor base.

O terceiro desafio foi solucionado com o projeto de um receptor moderno e flexível, sendo que sua nova placa de medição conta com 555 canais, ou seja, “à prova do futuro”.

Controladores e Softwares

Para completar a família do GS16, novos controladores foram lançados para somar no conceito de inovação. Destaque para a nova coletora CS20 com medidor de distância laser integrado, que permite leituras de pontos inacessíveis com a função “disto”.

Todo o ferramental do sensor Leica GS16 é gerenciado em campo pelo software Leica Captivate, que tem transformado a maneira de operação de um sensor GNSS, otimizando a experiência de trabalho em 3D e proporcionando a execução de tarefas em campo com mais facilidade, reduzindo muitas horas de escritório.