De Curitiba a Medellín. De Londres a Aleppo. Agora você pode viajar ao redor do mundo e ouvir rádios ‘georreferenciadas’ de qualquer lugar do globo com a Radio Garden

A Radio Garden funciona como qualquer outra rádio digital, mas, neste caso, o mundo é o seu dial. À medida em que você gira o globo com o mouse, deslizando entre as fronteiras e cidades, o mapa sintoniza cada estação disponível na área. Basta clicar nos pontos luminosos.

Os locais que concentram rádios são representados por pontos verdes que, ao serem clicados, permitem acessar a transmissão ao vivo de uma das emissoras daquela localidade. As demais ficam no no canto inferior direito para serem acessadas. Adicionalmente, um link para a página da emissora ainda fica disponível no canto superior direito do mapa.

Por outro lado, não há outra maneira de buscar por locais, ou seja, o usuário precisa ter o mínimo de noção de localização geográfica para ouvir as estações dos lugares desejados. Além disso, nem todas as estações dos locais estarão disponíveis. O Radio Garden tem desempenho fluido e quase não apresenta falhas, mesmo assim é possível encontrar estações com o sinal interrompido ou lentidão no carregamento de algumas rádios, o que pode ser também causada por conexão de internet pouco veloz.

Desenvolvido pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker em parceria com o holandês Institute for Sound and Vision, o sistema foi liberado na semana passada e virou um febre ao redor do globo. Ele permite que os usuários ouçam 7.877 estações de rádio ao redor do mundo clicando nos pontos luminosos sobre a interface 3D do Google Earth.

Há algo muito mais profundo em escutar o que as pessoas estão ouvindo em todo o planeta do que simplesmente música. Arrastando e soltando de um lugar para outro, você tem acesso a realidades de diferentes países, cidades e regiões, e não apenas através da música, mas de anúncios, jingles, debates, talk shows e até mesmo trechos arquivados que contam um pouco da história do local, sendo uma ótima opção para estudo de idiomas.

À medida em que você percorre o mundo, esses instantâneos históricos são um lembrete de como o rádio é capaz de nos engajar de uma maneira como nenhum outro meio de informação poderia. Em um mundo cada vez mais cheio de distrações, ele oferece uma alternativa de fecharmos os olhos e viajarmos ao redor do globo.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: