A população de todo o país deverá contar até o final deste ano com um novo sistema de alerta de riscos de  inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros. Os usuários de telefones móveis vão receber um SMS de alerta em caso de iminência de desastres naturais. Eles serão dados pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

A implantação do projeto está a cargo da Anatel, em parceria com a Defesa Civil, e contará ainda com o trabalho das empresas de telecomunicações. O projeto piloto será ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

A partir do próximo dia 1º, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas vão receber uma mensagem convocando para adesão ao projeto piloto: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Além disso, será realizada campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades. O serviço de alerta via SMS é bancado pelas empresas de  telecomunicações , sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Os SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir de 7 de fevereiro. O projeto-piloto terá duração de 120 dias, e em maio, será feita uma avaliação durante 65 dias, e se necessário, a revisão do projeto. E em julho o serviço começará a ser disponibilizado para outros municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua implantação.

As chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Sul são grandes causadoras de acidentes naturais. Em 2015, por exemplo, houve uma grande enchente em Santa Catarina, que resultou em mais de 100 mortes. Na região Serrana do Rio, houve uma série de deslizamentos e enxurradas em janeiro de 2011.

O serviço de alerta de desastres naturais começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá; Chile; Bélgica; e Filipinas, contam com serviços semelhantes.

 

Município Piloto Tipologia do Evento
Araranguá Vendaval, ventos costeiros, ressaca, chuva intensa
Pedras Grandes Vendaval, chuva intensa, enxurrada, alagamentos
São João Batista Alagamentos, enxurradas, chuva intensa, vendaval
Ilhota Deslizamentos, alagamentos, chuva intensa
Balneário Rincão Chuva intensa, ressaca, vendaval
Mirim Doce Chuva intensa, vendaval, enxurrada, alagamentos
Barra Velha Chuva intensa, vendaval, alagamentos, ressaca
Caçador Chuva intensa, vendaval, granizo, alagamentos
Herval do Oeste Chuva intensa, vendaval, granizo, alagamentos
Itapiranga Chuva intensa, vendaval, granizo, alagamentos
Ponte Serrada Vendaval, chuva intensa, enxurrada, granizo
Maravilha Vendaval, chuva intensa, enxurrada, granizo
São Carlos Vendaval, chuva intensa, enxurrada, granizo
Arvoredo Vendaval, chuva intensa, enxurrada, granizo
Ponte Alta do Norte Vendaval, chuva intensa, enxurrada, granizo
Rio dos Cedros Alagamentos, chuva intensa, vendaval
Araquari Chuva intensa, inundações costeiras, alagamentos
Urubici Chuva intensa, vendaval, granizo, frio intenso
Rio do Sul Chuva intensa, alagamentos, inundações, vendaval
Três Barras Chuva intensa, vendaval, granizo