Grupo de Inteligência Territorial Estratégica atualiza base de dados das terras legalmente atribuídas no Brasil

atribuicao terras brasil jan2017 Embrapa atualiza base de dados das terras legalmente atribuídas no BrasilO Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa concluiu no início deste ano a atualização das bases de dados tabulares e vetoriais das terras legalmente atribuídas no Brasil – que abrangem as Unidades de Conservação Terrestres, Terras Indígenas, assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas.

A atualização também incluiu as Áreas Militares com florestas públicas. Para o estudo, a equipe do Gite utilizou dados de órgãos oficiais, como o Ministério do Meio Ambiente, a Funai, o Incra e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que foram qualificados e quantificados por meio de software de análise espacial.

Com a atualização, os resultados apontam para um total de 315.924.844 de hectares de terras atribuídas no Brasil (37,1% do território nacional), descontadas as sobreposições (50.518.987 de hectares).

De acordo com a equipe, tem sido grande a solicitação dessas informações por parte de instituições públicas e privadas e o detalhamento dos dados será disponibilizado em breve no site da Embrapa Monitoramento por Satélite.