Grupo de Inteligência Territorial Estratégica atualiza base de dados das terras legalmente atribuídas no Brasil

O Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa concluiu no início deste ano a atualização das bases de dados tabulares e vetoriais das terras legalmente atribuídas no Brasil – que abrangem as Unidades de Conservação Terrestres, Terras Indígenas, assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas.

A atualização também incluiu as Áreas Militares com florestas públicas. Para o estudo, a equipe do Gite utilizou dados de órgãos oficiais, como o Ministério do Meio Ambiente, a Funai, o Incra e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que foram qualificados e quantificados por meio de software de análise espacial.

Com a atualização, os resultados apontam para um total de 315.924.844 de hectares de terras atribuídas no Brasil (37,1% do território nacional), descontadas as sobreposições (50.518.987 de hectares).

De acordo com a equipe, tem sido grande a solicitação dessas informações por parte de instituições públicas e privadas e o detalhamento dos dados será disponibilizado em breve no site da Embrapa Monitoramento por Satélite.