A Google acaba de anunciar que irá liberar o código do Google Earth Enterprise no próximo mês de março

O Google Earth Enterprise vai se tornar open source. Desde 2015 a Google já havia sinalizado sobre a descontinuidade de vários produtos geoespaciais, incluindo o Google Earth Enterprise (GEE).

E no último dia 31 de janeiro veio a boa notícia, de que a partir de março próximo o Google Earth Enterprise vai se tornar um software de código aberto.

Baixe aqui e veja aqui o replay de um webinar sobre o Google Earth Pro

Segundo o comunicado oficial da Google, cerca de 470 mil linhas de código dos produtos GEE – GEE Fusion, GEE Server e GEE Server Portable estarão disponíveis no GitHub, para qualquer desenvolvedor, sob a licença Apache2.

Já os outros produtos da área de mapeamento, como o Google Earth Enterprise Client, Google Maps JavaScript API V3 e Google Earth API, não se tornarão open source.

Por dentro do Google Earth Enterprise

O Google lançou o Google Earth Enterprise em 2006 e parou de vendê-lo há quase dois anos. Desde então, o Google lançou atualizações e forneceu suporte a organizações com licenças existentes.

Uma vez que o código do GEE será liberado no GitHub, as organizações serão livres para modificá-lo, de forma colaborativa ou independentemente, para suas próprias necessidades como software open-source.

Segundo a empresa, a Google tentará facilitar o uso desses recursos publicando instruções para que as corporações possam executar o Google Earth Enterprise em sua nuvem pública.

Com informações da Google, Techcrunch e Venturebeat