Divulgação/Incra
Divulgação/Incra

Equipamentos foram adquiridos por R$ 1,2 milhão e agilizam ações relacionadas ao ordenamento da estrutura fundiária

O Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) recebeu os primeiros Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) a serem utilizados na captação de imagens de alta qualidade e precisão geométrica. Os equipamentos serão úteis para ações relacionadas à reforma agrária e ao ordenamento da estrutura fundiária brasileira.

As aeronaves foram adquiridas por R$ 1,2 milhão e entregues ao Incra na última semana. Antes, foram feitos voos de teste no assentamento Colônia II, em Padre Bernardo (GO).

“O Incra está entrando em uma nova era com a chegada dos Vants. Os equipamentos imprimem não apenas mais qualidade técnica e rapidez aos trabalhos realizados pela autarquia, como representam significativa economia de recursos públicos”, enfatiza o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Rogério Arantes.

Segundo dados da Coordenação de Cartografia do Incra, o levantamento feito por um desses veículos em apenas um dia levaria uma semana para ser finalizado por uma equipe em campo.

Entre as atividades realizadas com o apoio da nova tecnologia estão incluídas desde mapeamento e georreferenciamento de lotes de assentamentos, vistoria de propriedades rurais e fiscalização cadastral até o monitoramento ambiental de áreas de reforma agrária e a regularização de territórios quilombolas.

Capacitação

A próxima etapa será a de capacitação de servidores para operação dos três modelos adquiridos.

De acordo com Rogério Arantes, o primeiro semestre do ano será dedicado, além da capacitação específica, à adequação de normativos internos do Incra relacionados à utilização dos Vants.

No segundo semestre, com a entrada plena em operação, a expectativa é a de que o Instituto já esteja promovendo a titulação de assentados da reforma agrária com auxílio da nova tecnologia.

GeoIncra e Drones no MundoGEO#Connect e DroneShow 2017

Estes dois assuntos serão destaques nos eventos MundoGEO#Connect e DroneShow 2017, que acontecem de 9 a 11 de maio em São Paulo (SP): Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Drones. Tanto na feira como nos cursos, debates e seminários, entenda as sinergias entre estas duas áreas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra