São inúmeras as variáveis que um gestor tem de acompanhar durante o monitoramento de frotas. Rastrear a localização de diversos veículos, manter a comunicação constante com vários condutores, ajudam, mas não mostram todas as condições em que cargas são transportadas. Há até sistemas que transmitem imagens a partir dos veículos. Porém, como são bidimensionais, forçam a troca constante de telas para que se possa saber o que ocorre ao redor do veículo. Mesmo com essas ferramentas, vários riscos não são vistos e, quando são, passam desapercebidos.

É quase impossível que um gestor saiba tudo a que uma frota está exposta. Por conta disso, surge um sistema capaz de interpretar as imagens. Pode-se customizá-lo para identificar ocorrências dos mais variados tipos, como a proximidade de uma pessoa armada, a aproximação repentina de um veículo, se um automóvel permanece por muitos quilômetros acompanhando o caminhão ou até mesmo mudanças na fisionomia do motorista.

“A capacidade de interpretar imagens permite customizações que fazem o sistema identificar praticamente tudo que o gestor quiser, inclusive fatores que dificilmente o olho humano identificaria”, diz Ubiratan Resende, diretor geral da VIA Technologies no Brasil sobre o VIA Mobile 360, solução para monitoramento de frotas que a multinacional trouxe ao país em dezembro no país, simultaneamente ao seu lançamento mundial. “Quase tudo no Brasil é transportado por rodovias, o que torna o país um dos mercados prioritários para a VIA Technologies”, afirma o executivo.

360° ao redor do veículo em uma única tela

Segundo Resende, os exemplos citados acima são algumas customizações já solicitadas à VIA. “A interpretação de imagens permite infinitas adaptações”, diz. “A alteração da expressão do motorista, por exemplo, pode não ser percebida por um gestor. Mas pode indicar sonolência . O sistema emite um alerta quando isso ocorre”, acrescenta.

Outro benefício aos gestores é que, diferente dos sistemas que fornecem imagens, o VIA Mobile 360 combina as imagens de todas as câmeras externas em uma única imagem, de 360°. “Em uma única tela, vê-se tudo o que se passa ao redor do veículo. Há sistemas que fornecem imagens. Porém, forçam a constantes mudanças de tela, o que dificulta o trabalho e faz com que ocorrências e riscos não sejam percebidas”, afirma.

O VIA Mobile 360 combina imagens de até oito câmeras que proporcionam ao gestor saber, em tempo real e remotamente, tudo o que se passa ao redor do veículo e em seu interior. “Além de transmitidas, essas imagens podem ser guardadas, o que possibilita saber exatamente em quais circunstâncias ocorreram episódios como acidentes”, diz. “O sistema também é capaz de alertar os condutores sobre a proximidade de veículos, por exemplo, ao trocar de faixa e assim evitar colisões”.

Ao visualizarem de maneira ampla as condições em que a carga é transportada, os gestores podem saber, entre outros, a velocidade adequada de condução em determinado trecho rodoviário. “Pelas câmeras, os gestores podem visualizar as dificuldades o que, além de permitir que se oriente o motorista em tempo real, se torna uma ferramenta importante para a adequação de rotas”, diz Resende. Outro fator que eleva a segurança é saber se o caminhão traz caronas, elemento que acrescenta muitos riscos ao transporte de cargas.

MundoGEO#Connect 2017

A sétima edição do MundoGEO#Connect contará com um seminário com o tema: “Resultados dos Investimentos em Geoinformação nas Empresas”.

Os setores de Geoprocessamento, que no passado eram “ilhas” de especialistas dentro das corporações, agora estão cada vez mais integrados aos processos das empresas. Se por um lado não faz mais sentido falar em “setor de GIS” dentro de uma grande companhia, por outro o retorno do investimento em Geo tem que ser justificado com números. Conheça a opinião de experts e os casos de sucesso.

Importante: o evento acontecerá de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

 

Mais informações:
MundoGEO#Connect
atendimento@mundogeo.com
(41) 3338-7789