aerolevantamento 300x150 DSG realiza seminário para visitantes da feira MundoGEO#ConnectO Exército Brasileiro (EB), por intermédio da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), vem cumprindo, há mais de um século, a sua atribuição legal de produzir o conhecimento do território nacional em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira, mantendo uma atuação contínua na modernização de seus meios frente aos imensos avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos anos.

Em meio a estes avanços, os produtos geoespaciais, ou de geoinformação, vastamente utilizados em todo o mundo, deu início a uma nova era da produção cartográfica, denominada “Era da Geoinformação”, caracterizada pela necessidade de provimento ágil de informações atualizadas e de fácil consumo por serviços disponibilizados via web.

Nesse sentido a abrangência do termo “geoinformação”, dentro do contexto atual de Era da Informação, proporciona uma evolução natural da arte e ciência que envolve a atividade de cartografia, ampliando a possibilidade de ofertar aos consumidores de dados geográficos, novos produtos e serviços.

Cabe ressaltar, que tais possibilidades ainda decorrem dos trabalhos técnicos executados pela DSG, que vem se ocupando desde a sua criação com a geração da representação topográfica do terreno, a qual a um bom tempo já não mais se restringe a documentos cartográficos analógicos e vem evoluindo com o passar do tempo para a prestação de serviço de fornecimento contínuo de dados e produtos geoespaciais digitais.

Sendo assim, cumprindo seu papel pioneiro de estar sempre na vanguarda do conhecimento relacionado à sua atividade fim e honrando seu lema fundamental “Mapear nobre missão!”, a DSG vem empregando o termo geinformação para identificar os resultados do seu trabalho. A adoção deste termo, dentro do contexto do mundo contemporâneo, possui grande importância e relevância para a DSG, pois desta forma a instituição tem conseguido cumprir com louvor sua missão de suprir o Brasil com dados e serviços para as aplicações em ambientes computacionais que abrangem desde o tradicional computador até os modernos smartphones pessoais.

Seminário da DSG em maio

No seminário que será realizado no dia 11 de maio em São Paulo (SP) como parte da feira MundoGEO#Connect 2017, inicialmente serão apresentadas as normas, metodologias e especificações técnicas que regularam e criaram o ambiente propício à entrada da DSG na “Era de Geoinformação”. Em seguida, serão realizadas demonstrações dos sistemas de informações geográficas desenvolvidos pelos técnicos da DSG e que possibilitam a geração, manipulação e visualização dos dados geoespaciais, de forma online ou desktop. Para finalizar, os projetos que visam a produção de novos documentos cartográficos, em andamento no âmbito dos Centros de Geoinformação, serão detalhados.

Todos os trabalhos apresentados neste seminário, tanto os finalizados como os em andamento, resultam do esforço permanente da DSG para construção de uma base de dados e conhecimento geográfico para a sociedade brasileira, na tentativa de acompanhar a vertiginosa evolução ocorrida nas últimas duas décadas na área de geotecnologias e que hoje fornecem suporte a uma ampla variedade de aplicações humanas.

O acesso a esta atividade especial será aberto para todos os visitantes da feira MundoGEO#Connect 2017.