Inscrições estarão abertas de 29 de maio a 21 de junho

 

ufscar 300x179 Mestrado em Geografia da UFSCar inicia processo seletivo para sua primeira turmaO Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferecido no Campus Sorocaba, acaba de publicar o edital do processo seletivo para a primeira turma do curso de mestrado acadêmico, cujas aulas devem se iniciar em setembro deste ano. As inscrições deverão ser realizadas entre 29 de maio e 21 de junho, e as instruções detalhadas estão no edital publicado na página do Programa (www.ppggeo.ufscar.br).

 

São 12 as vagas disponibilizadas, sendo sete na linha de pesquisa “Produção do Espaço, Educação e Cultura” e cinco na linha de pesquisa “Estudos Ambientais e Análise Espacial”, ambas vinculadas à área de concentração “Dinâmicas Ambientais e Socioespaciais”.

 

O PPGGeo foi aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em março deste ano. Suas linhas de pesquisa são pautadas na problematização da realidade regional, e o Coordenador do Programa, Carlos Henrique Costa da Silva, destaca como um diferencial justamente o contexto geográfico de Sorocaba e seu potencial analítico. “Sorocaba é porta para um interior não clássico, para a região empobrecida do Vale do Ribeira, uma das mais pobres do Estado de São Paulo. É um laboratório imenso para as contradições brasileiras, além da diversidade de paisagens, que vão do litoral às áreas de Cerrado”, comenta Silva, que é docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) da UFSCar.

 

Todos os dados sobre o PPGGeo podem ser conferidos no site do Programa, que, além do edital do processo seletivo, apresenta o histórico e objetivos do Programa; suas linhas de pesquisa, docentes e laboratórios; e a estrutura curricular, dentre outras informações.