Há mais de um século o georreferenciamento vêm fornecendo os meios para se fazer a localização de pontos na superfície da Terra. No Brasil ele ganhou força a partir de 2001, com a promulgação da Lei Federal 10.267 que exige dos imóveis rurais a sua vinculação o Sistema Geodésico Brasileiro.

Do ponto de vista técnico o Georreferenciamento é um avanço porque veio para dar maior confiabilidade às informações a respeito do meio rural e para possibilitar a integração das bases de dados espaciais de diferentes órgãos federais e estaduais, evitando duplicidades e favorecendo o sincronismo entre mapas de imóveis vizinhos e não o conflito entre eles. Do ponto de vista social o georreferenciamento facilita o controle eficaz sobre os registros dos imóveis rurais.

O livro traz uma abordagem teórica simples com o aprofundamento suficiente para embasar as técnicas necessárias à execução das atividades georreferenciadas. Ele está organizado em 9 capítulos: Geodésia, Sistemas de Referenciais de Coordenadas, Projeção UTM, GNSS, GPS, métodos de georreferenciamento, ajustamento de observações, processamento de dados GNSS, e um Glossário com os termos conceituais básicos.

O autor é professor Doutor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com larga experiência em Georreferenciamento. Atualmente leciona disciplinas como Geodésia, GPS, Topografia Avançada, Estradas e Projeto Geométrico de Vias Auxiliado por Computador.

Mauro Menzori é Engenheiro Agrimensor e iniciou a sua vida acadêmica após atuar no mercado de trabalho como profissional das áreas de Geodésia e Topografia por mais de 30 anos. Participou de vários projetos fundiários cumprindo contratos com o INCRA e Institutos de Terra.

http://www.editorabarauna.com.br/georreferenciamento-conceitos.html
http://migre.me/wpZLt